sexta-feira, 8 de novembro de 2019

CA Galinheiras vai organizar o 26.º Grande Prémio de Marcha Atlética

Paulo Ramos no GP de Marcha das Galinheiras.
Foto: Atletismo Magazine. Montagem: O Marchador

O Centro de Atletismo das Galinheiras leva a efeito, no dia de amanhã, na pista da Alta de Lisboa (pista Prof. Moniz Pereira), a partir das 14.00 horas, a vigésima sexta edição do grande prémio de marcha atlética (18.ª Légua CAG), “Troféu Paulo Ramos”, que conta com o apoio de diversas entidades, entre as quais se salientam o Instituto Português do Desporto e Juventude, a Câmara Municipal e a Associação de Atletismo de Lisboa e a Junta de Freguesia de Santa Clara.

O evento, que na presente época é o primeiro que se realiza em piso sintético e pode proporcionar as primeiras marcas de acesso aos vários campeonatos nacionais de pista, é destinado a todos os escalões etários, incluindo, ainda, a realização de uma prova específica para atletas portadores de deficiência cognitiva. Estão inscritos centena e meia de atletas, em representação de mais de uma vintena de clubes, de norte a sul do país, contando ainda o clube organizador com a presença de representações de Espanha.

De acordo com o regulamento (secção “Docs” ao cimo da página), haverá prémios individuais para os dez primeiros de cada escalão, e lembranças a todos os participantes na prova especial para deficientes, bem como taças para as dez primeiras equipas da geral coletiva e, também, prémios para quem pratique a melhor técnica – a marcha é essencialmente uma disciplina onde o fator técnico é preponderante para o sucesso competitivo -, isto nos escalões de benjamins a infantis, na ótica de um júri nomeado para o efeito.

Finalmente, e seguindo uma já longa tradição do clube organizador, os atletas e pessoas convidadas disfrutarão de um jantar volante, servido na sede do clube presidido por José Henriques, uma ocasião que proporcionará o convívio de atletas, treinadores e dirigentes de diferentes clubes, como já tivemos ocasião de assistir em vários outros eventos da especialidade, espalhados por esse país fora e que atualmente, e infelizmente, já não são tantos quantos os realizados em outras épocas.

Mantém-se, desde há vários anos, a boa prática do clube presidido por José Henriques, um entusiasta da marcha atlética e que nos seus tempos de atleta chegou ao recorde nacional do salto com vara, de atribuir um prémio especial, com o seu nome, aos mais tecnicistas dos escalões mais jovens (benjamins e infantis), isto de acordo com a votação de um júri nomeado para o efeito.

O nome que este ano o Centro de Atletismo das Galinheiras decidiu dar ao seu Troféu chama-se Paulo Ramos. É uma excelente homenagem que o clube presta ao seu muito dedicado e afável vice-presidente. Tinha 10 anos de idade (agora está com 49) quando se inscreveu como atleta do clube, em dezembro de 1979, data da fundação do CAG. Começou a praticar a marcha atlética na sua primeira época de juvenil (já vão 34 anos), onde marcou presença em vários eventos realizados em Lisboa. Nos dias de hoje, competindo na categoria master, é vê-lo subir com frequência aos pódios regionais e nacionais, quer no plano individual quer em representação da sua equipa.