sábado, 16 de novembro de 2019

Grande Prémio de Alvaiázere/Légua de Marcha, este sábado

Foto: Jornal O Alvaiazerense. Montagem: O Marchador

A vila beiroa de Alvaiázere vai acolher no dia de hoje o 20.º Grande Prémio de Marcha Atlética de Alvaiázere (18.ª edição da já tradicional légua local), iniciativa que, uma vez mais, é organizada pelo jornal «O Alvaiazerense» e pelo Grupo de Amigos de Casais do Vento, com a colaboração da Associação de Atletismo de Leiria e contando com o apoio das entidades autárquicas. O evento realiza-se junto à Escola Dr. Manuel Ribeiro Ferreira e conta com o imprescindível apoio, nos aspetos administrativos e logísticos, do professorado da referida instituição de ensino, facto que é de enaltecer passados vinte anos de existência do Grande Prémio.

As provas serão disputadas num circuito (em piso asfaltado) de 500 metros e terão início às 15h00, com a realização das competições masculina e feminina de 1 km para benjamins. A série seguinte de partidas, quinze minutos depois, inclui a prova de 2 km para infantis e iniciados e do desporto especial. Pelas 15h30 será a vez de ser dada a partida para a prova da légua destinada aos escalões de juvenis, juniores, seniores e veteranos femininos (F35, F40, F50). O último tiro está marcado para as 16h15, quando saírem os participantes nas provas masculinas de juvenis, juniores, seniores e veteranos (estes nos mesmos escalões destinados ao setor feminino), também na distância de 5 km.

António Gonçalves, treinador de jovens marchadores na região, é o principal dinamizador da iniciativa que, apesar das crescentes dificuldades que sente na angariação de apoios de natureza económica, vai conseguindo manter a chama acesa motivando muitos jovens da região à prática da especialidade na zona centro do país. As nossas mais efusivas felicitações!