sábado, 26 de outubro de 2019

187 atletas inscritos no GP Santo António dos Cavaleiros/Loures

Foto: GDSD. Montagem: O Marchador

O Grupo Desportivo de São Domingos, em colaboração com a Câmara Municipal de Loures, as Juntas de Freguesia de Santo António dos Cavaleiros e Loures e ainda da Associação de Atletismo de Lisboa, vai levar a efeito no dia de hoje a sua 16.ª Légua de Marcha Atlética, que terá lugar na Avenida das Palmeiras, anexa ao Parque da Cidade de Loures, estando inscritos 187 atletas em representação de 23 clubes de vários distritos do país, incluindo ainda uma delegação de Espanha (Extremadura).

As provas serão disputadas num circuito de 500 e terão início às 14h45, com a realização das competições masculina e feminina de 1 km para infantis (Sub-12). A série seguinte de partidas, quinze minutos depois, inclui a prova de 2 km para infantis (Sub-14). Pelas 15h20 será a vez de partirem os atletas iniciados (Sub-16) e do desporto especial, também na distância de 2 km. Os juvenis (Sub-18), às 15h40 e os veteranos II e III, às 16h05 competirão na distância de 3 km. O último tiro está marcado para as 16h30, quando saírem os participantes nas provas masculinas e femininas de juniores, seniores e veteranos I, nos 5 km.

A organização, como é tradição, vai este ano homenagear uma figura masculina (a confirmar) de referência no panorama da disciplina juntando-se, assim, a tantos outros nomes dignos de reconhecimento pelo meritório trabalho realizado em prol do atletismo nacional e que no passado mereceram idêntica distinção tais como: Alexandra Lamas, Ana Cabecinha, Felicidade Rosa, João Vieira, Jorge Costa, José Pinto, José Urbano, Kristina Saltanovic, Luís Dias, Maria Orlete Mendes, Pedro Isidro, Pedro Martins, Sérgio Vieira, Sofia Avoila, Susana Feitor e Vera Santos.

As cerimónias de homenagem e de premiação, com a entrega de troféus e medalhas aos primeiros classificados, vão ter lugar após o jantar que gentilmente o clube organizador oferecerá aos participantes. Joaquim Leitão, o presidente da coletividade organizadora é o grande dinamizador do evento, que vem anualmente consolidando a sua posição no calendário nacional como uma das provas de marcha melhor sucedidas no país.