quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Juízes de Marcha em Formação e Avaliação (Grau B)

Foto de família com os formandos e formadores, um aspecto da sala
de formação e os jovens atletas do CA Galinheiras (e treinador)
que colaboraram na sessão prática. Fotos: Organização da ação.
Montagem: O Marchador

Decorreu no passado sábado, dia 24 de novembro, nas instalações do Centro de Alto Rendimento do Jamor, uma ação de formação e certificação para juízes de marcha que visou o acesso ou a manutenção no Painel Nacional de Grau B, o segundo mais elevado na escala hierárquica dos painéis nacionais de especialistas.

O evento contou com a participação de 20 juízes provenientes das regiões do Porto, Leiria, Santarém, Lisboa, Setúbal e Algarve, tendo sido abordados no plano teórico, entre outros assuntos especificamente ligados ao setor, as últimas alterações à regra da marcha, o sistema do ajuizamento, a ética no atletismo e a gestão de conflitos.

Sendo o ajuizamento da marcha atlética uma área onde a observação visual é determinante no ato da tomada de decisão por um juiz de marcha, foi dada especial atenção a este vetor, com a realização de atividades práticas na pista de tartan do CAR. A suspensão e a flexão foram temas minuciosamente abordadas e a prestimosa colaboração dos jovens atletas do Centro de Atletismo das Galinheiras, acompanhados de José Henriques, técnico e dirigente da coletividade, foi relevante. Também, ainda neste campo, foram exibidos vídeos para análise da ação regulamentar dos atletas.

Os juízes do futuro Painel Nacional de Grau B, que vigorará para o quadriénio 2019-2022, a par dos seus colegas do Painel Nacional de Grau A, estarão habilitados a atuar nos eventos organizados pela Federação Portuguesa de Atletismo, que incluem provas de estrada, pista coberta, e pista ao ar livre.

A monitorização da ação esteve a cargo de José Dias, José Ganso, Luís Dias e Vasco Guedes (preletores e examinadores) e foi suportada, ainda, com a preleção de Teodoro Marujo, membro do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Atletismo. Estiveram igualmente presentes, Eduardo Gonçalves, que assessorou os trabalhos, e Maria Clarisse Duarte, do CA da FPA.