sexta-feira, 16 de novembro de 2018

Inês Henriques galardoada pelo Comité Olímpico Português

O canoísta Fernando Pimenta e a marchadora Inês Henriques.
Foto: Miguel Barreira/Record

O Comité Olímpico Português (COP) atribuiu, esta quinta-feira, a mais alta distinção da noite à marchadora Inês Henriques, com a “Medalha de Excelência Desportiva”, enquanto no setor masculino, igual distinção foi concedida ao canoísta Fernando Pimenta.

O evento teve lugar por ocasião da “Celebração Olímpica” e para ambos os atletas foi a segunda vez consecutiva que receberam o prémio, a que assistiram as mais altas individualidades desportivas governamentais e federativas.

Inês Henriques, treinada por Jorge Miguel, conquistou este ano o título europeu nos 50 km marcha, isto depois de em 2017 se ter sagrado campeã mundial, batendo o seu próprio recorde mundial da distância. O seu principal objetivo da época centra-se na prova dos 50 km marcha dos Mundiais de Doha, que terá lugar a 28 de setembro do próximo ano.

Para a atleta rio-maiorense a luta também se faz na secretaria pela introdução da distância dos 50 km no género feminino, nos próximos Jogos Olímpicos (Tóquio 2020), a par dos homens, e um passo decisivo nesta matéria poderá ser dado em reunião do Conselho da IAAF, se não já no primeiro fim-de-semana do próximo mês de dezembro, ou então em março do próximo ano.