terça-feira, 13 de novembro de 2018

IAAF revê posição na qualificação para os Mundiais de Doha

Sebastian Coe na conferência de imprensa em Doha, domingo
passado. Foto: News.CN/Xinhua/Nikku

O Conselho da Federação Internacional de Atletismo, reunido este domingo, decidiu reverter a sua posição relativamente ao sistema de qualificação para os Campeonatos Mundiais de Atletismo, que terão lugar no próximo ano, em Doha, anulando o novo sistema através do estabelecimento de um ranking, que ainda não entrara em vigor, e mantendo as mesmas normas que vigoraram para os Mundiais de Londres.

Assim, serão estabelecidas marcas mínimas, a divulgar após a reunião do Conselho, agendada para os próximos dias 3 e 4 de dezembro, que ainda poderão ser objeto de reanálise pelas federações nacionais. Em Doha haverá um número máximo de participantes nas diversas provas do programa dos mundiais, tendo sido estabelecido que para os 20 km marcha o limite será de 60 para cada uma das provas, e de 50 para a prova masculina dos 50 km e 30 para a prova feminina de igual distância.

O período de qualificação para as provas de marcha iniciou-se a 7 de março deste ano e prolonga-se até 6 de setembro de 2019. Independentemente das marcas mínimas estabelecidas, em observância com os requisitos observados pela IAAF, os atletas que tenham obtido títulos continentais ou os que se sagraram vencedores do Challenge de Marcha, estarão automaticamente qualificados para os Mundiais.

Em Doha, atendendo às condições climatéricas, todas as provas de marcha, a realizarem-se num circuito em estrada, terão início a altas horas da noite (23:30 horas), os 50 km marcha masculinos e femininos no dia 28 de setembro de 2019, os 20 km femininos no dia 29, e os 20 km masculinos no dia 4 de outubro.