domingo, 25 de novembro de 2018

Alegna González recebeu o "Prémio Nacional do Desporto 2018"

Alegna González e Ignacio Zamudio distinguidos pelo Presidente do
México, Enrique Peña Nieto. Fotos: Comité Olímpico Mexicano (COM)
Montagem: O Marchador

Alegna Aryday González Muñoz, uma das mais esperançosas marchadores mexicanas, natural da cidade de Chihuahua, recebeu esta quinta-feira (22/11), das mãos do Presidente do México, Enrique Peña Nieto, o "Prémio Nacional do Desporto 2018" (categoria não profissional), por ocasião da celebração do 108.º aniversário da Revolução Mexicana, que teve lugar em Los Pinos, Residência Oficial do Presidente da República.

A jovem revelação mexicana revelou-se internacionalmente este ano com a conquista de um duplo triunfo nas principais provas mundiais da sua categoria, primeiro na prova dos 10 km marcha (estrada) dos Campeonatos Mundiais de Seleções, em Taicang (China) e, depois, nos Campeonatos Mundiais de Pista, que tiveram lugar na cidade finlandesa de Tampere, nos 10.000 metros marcha (pista). O seu técnico, Ignacio Zamudio Cruz, foi também distinguido com igual galardão, na categoria de “Treinador do Ano”.

Alegna, que em 2019 entrará no seu primeiro ano na categoria sénior, não descarta a possibilidade de participar nos Jogos Olímpicos de Tóquio, na distância dos 20 km marcha mas está consciente que tem ainda de trabalhar muito para conseguir almejar esse seu sonho. Este ano, numa primeira experiência realizada na referida distância, na cidade checa de Podebrady, em abril, obteve a marca de 1:33:43.

De referir ainda que aquela atleta recebeu um convite de Alberto II, o Príncipe Soberano do Principiado do Mónaco, e de Sebastian Coe, Presidente da Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF, na sigla inglesa) para assistir à Gala do Atletismo Mundial, que terá lugar no próximo dia 4 de dezembro, no Mónaco.