sábado, 10 de novembro de 2018

Duas centenas na Marcha Atlética das Galinheiras, hoje

Foto: Atletismo Magazine. Montagem: O Marchador

O Centro de Atletismo das Galinheiras leva a efeito no dia de hoje (10/11), na pista da Alta de Lisboa (junto ao eixo norte-sul, saída: ameixoeira), a partir das 14.00 horas, a vigésima quinta edição do grande prémio de marcha atlética (17.ª Légua CAG), “Troféu Fátima Costa”, no tributo a uma atleta da casa com mais de 30 anos de dedicação à especialidade, onde já subiu ao pódio de competições nacionais por diversas vezes.

A competição é destinada a todos os escalões etários, incluindo, ainda, a realização de uma prova específica para portadores de deficiência cognitiva. Estão inscritos perto de duas centenas em representação de mais de uma vintena de clubes, vindos de norte a sul do país, contando ainda o clube organizador com a presença de representações de Espanha (Badajoz e Pontevedra) e das Honduras.

De acordo com o regulamento (secção “Docs” ao cimo da página), haverá prémios individuais para os dez primeiros de cada escalão, prémios “surpresa” para os vencedores absolutos das provas de 5.000 metros (masculinos e femininos) e lembranças a todos os participantes na prova especial para deficientes, bem como taças para as dez primeiras equipas da geral coletiva.

Mantém-se, desde há vários anos, a boa prática do clube presidido por José Henriques, um entusiasta da marcha atlética e que nos seus tempos de atleta chegou ao recorde nacional do salto com vara, de atribuir um prémio especial, com o seu nome, aos mais tecnicistas dos escalões mais jovens (benjamins e infantis), isto de acordo com a votação de um júri nomeado para o efeito.

A entrega de prémios bem como a justa homenagem a Fátima Costa, será realizada após o términus das provas, na sede do clube organizador, no centro das Galinheiras, onde será oferecido um beberete aos atletas e convidados, de resto uma tradição de longa data do clube organizador.