terça-feira, 30 de agosto de 2016

O perfume da Marcha Atlética (*)

Ana Cabecinha após concluir a prova no Rio de Janeiro. Foto: COP
Por João Sequeira Andrade

Desde a vitória de Susana Feitor nos Mundiais de juniores, em Plovdiv, na Bulgária,  que os marchistas portugueses sempre deram um ar da sua graça. Êxitos internacionais aqui e ali, e em geral boa presença em grandes competições.

Agora, no Rio, distinguiu-se Ana Cabecinha, que com dignidade e classe briosamente se envolveu na luta pelos primeiros lugares da prova olímpica de 20.000m.

A tradição da Marcha é relativamente recente em Portugal, se bem que nos anos 30 do século passado a especialidade tivesse sido cultivada rara e rusticamente em Lisboa.

Esta especialidade atlética recebeu há um bom par de anos o primeiro impulso sério, devido ao espírito de iniciativa de Aires Denis. Este primeiro apóstolo da marcha atlética arregimentou um valioso núcleo de interessados, entre os quais os irmãos José e Luís Dias, passados de marchadores a técnicos da especialidade. A primeira “vedeta” nacional foi José Pinto, que durante a sua longa carreira não parou de ser campeão.

Na senda de José Pinto despontou uma série de valores como José Urbano, Augusto Cardoso, José Magalhães, Sofia Avoila e, entre outras, Susana Feitor, que chegou a recordista europeia júnior e foi constante frequentadora de competições continentais, mundiais e olímpicas.

O obreiro mor da Marcha nacional é um senhor chamado Jorge Miguel. Ao longo de anos e anos, do seu “laboratório” de Rio Maior continuam a sair várias das melhores prendas nacionais da especialidade.

Nas grandes competições internacionais há sempre um perfume a Marcha portuguesa.”

(*) O texto que, com a devida vénia, acima transcrevemos, inserido na 139.ª crónica, intitulada “Carta ao Pancrácio”, é da autoria de João Sequeira Andrade, jornalista do Diário de Notícias (aposentado), tendo ainda sido colaborador de diferentes jornais. Integrou os Órgãos Sociais da Federação Portuguesa de Atletismo. Estudioso da modalidade, é autor de publicações, entre as quais “Os Recordes Nacionais do Atletismo e outras histórias”, das Edições Portugal.