quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Campeão olímpico Zhen Wang: perfil

Zhen Wang, campeão olímpico dos 20 km marcha.
Foto: AIFA
Os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro já proporcionaram um título olímpico na marcha atlética, no caso ao vencedor dos 20 km masculinos, Zhen Wang, da República Popular da China. Com 1,77 m de altura e 63 kg de peso, Zhen cumpre 25 anos de idade no próximo dia 24, tendo nascido em Suihua, que, com cinco milhões e 500 mil habitantes, é o segundo distrito mais populoso da província Heilongjiang, a província mais a norte da China, separada da Rússia pelo rio Amur (designado na China por rio do Dragão Negro).

Zhen Wang iniciou-se na prática da marcha quando ainda frequentava o ensino básico e começou a notabilizar-se ao mais alto nível desportivo quando, aos 16 anos, treinado pelo consagrado ex-marchador Liu Yunfeng, venceu o campeonato chinês de juniores de 30 km marcha, distância que cumpriu em 2.08.46 h. A estreia na distância longa (50 km) ocorreria em 2009, ainda antes de completar 18 anos, obtendo nos Jogos Nacionais da China o sexto lugar, com a marca de 3.53.00 h. Até à actualidade, não mais voltou a competir sobre essa distância.

Mas o mais significativo desempenho no escalão de juniores ocorreria numa fase bastante adiantada da época de 2009/2010, quando na final do Challenge Mundial de Marcha da AIFA (em Pequim, a 18 de Setembro de 2010) iria registar nos 10 km 37.44 m, marca que constituiu e se mantém como recorde mundial de juniores na distância em estrada. Tinha então 19 anos e 25 dias.

Já entrado no escalão de seniores, Zhen alcançaria em Daegu (Coreia do Sul) a medalha de prata dos 20 km masculinos, superado apenas pelo colombiano Luis López. De início, a vitória foi atribuída ao russo Valeriy Borchin, que foi consagrado no pódio com a medalha de ouro, mas acabaria três anos e meio depois por ter de devolver a medalha por desclassificação devido a dopagem, sendo a classificação corrigida.

Zhen Wang repetiria o segundo lugar nos mundiais de 2015 (Pequim), perdendo desta feita para o espanhol Miguel Ángel López. Entre estas duas competições ficaram algumas das provas mais relevantes do marchador chinês. Desde logo o magnífico recorde pessoal nos 20 km, estabelecido em Taicang a 30 de Março de 2012, durante a etapa chinesa do Challenge Mundial de Marcha, e cifrado em 1.17.36 h, marca que constitui também recorde da China e da Ásia. Por sinal, a mesma jornada em que a compatriota Liu Hong também estabeleceu os máximos pessoal, chinês e asiático dos 20 km femininos, com 1.25.46 h (recordes que já não vigoram).

Mas também a vitória na Taça do Mundo de Marcha de Saransk, em 2012 (1.19.13), e ainda o terceiro lugar nos Jogos Olímpicos de Londres, igualmente em 2012 (1.19.25), a que se junta, mais recentemente, a vitória nos 20 km dos Mundiais de Marcha por Selecções, em Roma, a 7 de Maio deste ano, com 1.19.22 h.

A consagração individual com a primeira medalha de ouro numa competição mundial absoluta sem ser por equipas surgiu agora no Rio de Janeiro, confirmando (se tal ainda fosse necessário) Zhen Wang como uma das figuras de topo da marcha atlética mundial, treinado desde finais de 2011 pelo credenciado técnico italiano Sandro Damilano.

À semelhança do que acontece com outras grandes figuras de diferentes especialidades do atletismo, Zhen Wang é representado pelo agente holandês Jos Hermens, antigo corredor olímpico de 10 mil metros.