sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Takayuki Tanii, atleta do ano no Japão

Foto dos premiados com Tanii no centro, sentado. Fotos: JAAF
O marchador Takayuki Tanii, medalha de bronze nos 50 km dos mundiais de Pequim, realizados em agosto deste ano, foi nomeado atleta japonês de 2015, tendo recebido a distinção na Gala Anual que a Federação de Atletismo do Japão levou a efeito esta quarta-feira, em Tóquio.

Foram também contemplados, pelos excelentes resultados alcançado este ano, a maratonista Mai Ito (7.ª nos mundiais), os marchadores Yusuke Suzuki, que bateu este ano o recorde mundial dos 20 km, e Hirooki Arai, 4.º nos 50 km de Pequim, e os membros da estafeta de 4 x 100 metros que conquistaram a medalha de bronze nos respetivos mundiais, disputados em Nassau, nas Bahamas.

Tanii, de 32 anos, o único atleta japonês a conquistar uma medalha nos mundiais de Pequim, disse que está a viver muito boas sensações, sente-se extremamente feliz e que face aos problemas, de lesões e outras, porque passou há alguns anos, nunca imaginou conseguir chegar à marca de 3.42.55, que lhe proporcionou a medalha de bronze.

Ambicioso, Tanii declarou à imprensa nipónica que o facto de ter ganho a medalha de bronze significa que tem dois outros atletas à sua frente, sabendo ainda que há outros especialistas com melhor registo na distância que ele. Mas que está a treinar-se com o objetivo de conquistar a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos do Rio.

“É muito agradável verificar que a especialidade no Japão está a ter uma grande visibilidade e isto é algo que eu não imaginaria há alguns anos. Estamos a treinar afincadamente e a definir metas ambiciosas, no plano global. Felizmente podemos anunciar que o nosso país estará em condições de competir ao mais alto nível nas competições internacionais”, referiu Tanii, que em 2014 conquistou a medalha de ouro nos Jogos da Ásia.