segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Ana Cabecinha, figura nacional de 2015

Ana Cabecinha nos mundiais de Pequim. Foto: fb RaceWalk Pictures
À semelhança do que aconteceu em 2012 e 2014, Ana Cabecinha volta em 2015 a ser a figura nacional do ano na marcha atlética. A atleta do Oriental de Pechão rematou a época com um excelente quarto lugar nos 20 km marcha femininos dos mundiais de Pequim, culminando uma temporada que, no plano interno, foi de completo domínio nas principais competições.

Ana Cabecinha começou por reafirmar o domínio que vem evidenciando nas épocas mais recentes quando, em 14 de Fevereiro, alcançou em Pombal o quarto título nacional consecutivo de 3000 m marcha em pista coberta. Na ocasião também estabeleceu um novo máximo nacional da distância em recinto coberto, com 12.17,93 m.

A 18 de Abril, em Rio Maior, revalidou o título nacional de 20 km marcha em estrada, com 1.29.27 h, superando com essa marca, por quatro segundos, o recorde dos campeonatos que Susana Feitor detinha desde os nacionais de Mealhada, em 2008.

Por fim, a 25 de Julho, em Leiria, Ana Cabecinha completou o pleno anual de títulos nacionais individuais, ao vencer os 10.000 m marcha femininos dos Campeonatos de Portugal de Atletismo, sucesso que alcançou pela sexta vez.

Pelo meio ainda foi a melhor portuguesa na Taça da Europa de Marcha, em Múrcia (Espanha), a 17 de Maio, classificando-se na nona posição e liderando a equipa nacional para a medalha de bronze colectiva.

Uma época sem paralelo em Portugal, fazendo de Ana Cabecinha a marchadora nacional de 2015.