sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Inês Henriques e Ana Cabecinha favoritas em Chihuahua, México

Inês Henriques em Chihuahua.
Foto: Atletismo en México
Pela quinta vez consecutiva Chihuahua, cidade localizada a norte do México, acolherá mais uma etapa da 11.ª edição do challenge mundial de marcha esperando-se a participação de 143 atletas, dos quais 24 de fora do México, em representação de 11 países, antecedida, por algumas horas, da etapa de Hobart, na Austrália.

Este ano a competição terá um novo circuito, transferindo-se da habitual Unidade Desportiva Sul para o Passeio Bolívar, num perímetro de 2 km.

As competições vão realizar-se amanhã (sábado) com a partida da primeira prova, os 50 km, às 7:00 horas, seguindo-se os 10 km juniores femininos, às 12:00 horas, e os 10 km juniores masculinos, às 13:15 horas. Pelas 14:20 horas será dado o tiro de partida para os 20 km femininos a que se seguirá a prova masculina, de igual distância, pelas 16:20 horas.

Para os atletas mexicanos a prova terá especial interesse já que determinará a constituição da equipa para a Taça Pan-americana de marcha, a disputar-se em junho próximo, em Lima, Peru.

Para Portugal, o interesse residirá na prestação de Inês Henriques e Ana Cabecinha, atletas que se encontram em excelente momento de forma. Ambas estabeleceram, no fim-de-semana passado, novos recordes pessoais nos 3.000 metros marcha de pista coberta, com a atleta algarvia a bater o recorde nacional que Susana Feitor estabelecera há 19 anos. A atleta rio-maiorense, na foto, será a cabeça de cartaz da prova feminina pois triunfou nas últimas duas edições da prova de Chihuahua e foi terceira na Taça do Mundo de 2010.

O juiz internacional de marcha, Cándido Velez, do Porto Rico, chefiará a equipa de 8 juízes de marcha nomeada para o evento.