sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Santa Catarina acolhe campeonatos brasileiros de marcha

Este fim-de-semana (25 e 26), na cidade de Blumenau, em Santa Catarina, vão realizar-se os Campeonatos do Brasil de Marcha Atlética, uma co-organização da Confederação Brasileira de Atletismo e da Federação Catarinense de Atletismo, nas distâncias de 20 km seniores (masc. e fem), 10 km juniores (masc. e fem), completando o programa com as provas destinadas a juvenis (10 km eles e 5 km elas), e iniciados (5 km eles e 3 km elas).

A competição determinará a seleção para os Campeonatos Sul-americanos de Marcha que terão lugar em Março, no Equador. Para o efeito serão indicados os três primeiros classificados nas provas de juniores e seniores.

Também para Saransk, Rússia, palco da Taça do Mundo de Marcha, a disputar-se em maio deste ano, a CBAt definirá a seleção baseada nos três melhores do ranking brasileiro desde que consigam fazer igual o melhor que os seguintes mínimos: 1.24.15 nos 20 km masculinos, 1.35.37 nos 20 km femininos, 46.00 nos 10 km juniores masculinos, e 51.56 nos 10 km juniores femininos.

Espera-se a participação dos atletas catarinenses, Moacir Zimmermann, medalha de bronze nas Universíadas de Belgrado/2009 e 4.º classificado nas de Shenzhen/2011, Tânia Spindler, recordista brasileira dos 20 km que esteve uns meses estagiando em Rio Maior, e Alessandra Picagevicz, atletas olímpicas, além de outros consagrados, tais como Caio de Sena Bonfim, recordista brasileiro dos 20.000m pista com 1.20.58,5. Note-se que um dos principais pólos da atividade da marcha atlética no Brasil está concentrado no Estado de Santa Catarina. É meritório o trabalho desenvolvido e que tem dado os seus frutos pois são vários os atletas que têm representado o país em grandes competições internacionais.

Diversas ações, estágios e cursos, destinados a atletas, treinadores e juízes, têm sido realizados, alguns deles com a colaboração de um juiz e treinadores portugueses. Figuras de grande relevo na especialidade são, entre outros, Walmor José Battistotti Filho, presidente da FCA, e Deraldo Ferreira Oppa, Diretor Técnico da instituição, eles mesmo com certificação no âmbito do ajuizamento da marcha atlética.