quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Pequenos australianos em evidência

Os três vitorianos da semana: Kyle Swan (esq.), Jemima Montag
e Nathan Brill (dir.). Fotos: Heel and Toe Online
Kyle Swan (12 anos), Jemima Montag (13), Nathan Brill (15) e Jesse Osborne (17) são os quatro muito jovens atletas australianos escolhidos pelo antigo marchador e actual editor Tim Erickson como marchadores da semana na Austrália.

Os nomes não dirão muito aos adeptos portugueses da marcha, por certo não dirão mesmo nada, já que se trata de atletas com experiência ainda mais ou menos curta na modalidade, mas a iniciativa de eleger os melhores jovens de cada semana é muito louvável, pelo suplemento de motivação que pode acarretar.

Os quatro marchadores tiveram em comum na passada semana o facto de terem realizado muito boas marcas nas provas de 3000 ou de 5000 metros que disputaram. Na distância menor, o infantil Kyle Swan registou 14.38 m para um novo recorde vitoriano da distância no escalão, mas que não pôde ser reconhecido por falta de cronometristas em actuação (a marca não é oficial). Mais sorte teve Jemima Montag, que alinhou na mesma competição e beneficiou de chegar mais cedo, ou seja, com um cronómetro disponível para ela. Averbou 14.07,8 m e viu ser-lhe reconhecido o novo recorde feminino do estado de Vitória nos escalões de sub-14 e sub-15.

Já Nathan Brill também teria batido o recorde masculino de 5000 metros dos sub-16, de há muito na posse do consagrado Jared Tallent. Terá feito 21.06,3 m, mas também aqui a falta de juízes cronometristas impediu a validação da marca.

Por fim, Jesse Osborne poderá ter sido o autor da marca mais espantosa. Apesar de ser o mais velho do grupo, tem apenas 17 anos, mas tal não o impediu de se creditar com 11.51,70 m nos 3000 metros, ou seja, um resultado que advém de um ritmo claramente abaixo dos quatro minutos por quilómetro. Osborne retirou nada menos que 19 segundos ao máximo pessoal, o que lhe permitiu estabelecer um novo recorde da distância entre os juvenis do estado de Queensland.

Excelentes marcas, umas válidas outras não, mas seguramente resultados que deixam antever um futuro radioso para a marcha de alta competição da Austrália.