sábado, 24 de setembro de 2011

João Vieira: balanço da época e perspectivas para 2012

O recorde nacional de 10 mil metros foi um ponto alto na época
de João Vieira. Foto: O Marchador
O blogue «O Marchador» faz a partir de hoje um balanço da época dos marchadores portugueses que competiram nos mundiais de Daegu, procurando de cada um as impressões deixadas pela participação nos campeonatos do mundo, bem assim como do resto da época. De caminho, contará o que estes atletas esperam da época que se aproxima e que terá como pontos altos a Taça do Mundo de Marcha de Saransk e os Jogos Olímpicos de Londres.

1. «A minha prova em Daegu foi difícil devido às condições climatéricas, de calor e humidade», afirma João Vieira, quando questionado sobre a participação nos 20 km marcha dos recentes mundiais da Coreia do Sul. E acrescenta que tinha para esta competição um objectivo que foi atingido: ficar nos primeiros 16 lugares.

«A prova de início foi bastante difícil para mim devido às condições climatéricas, mas tentei sempre estar bastante cauteloso na retaguarda do pelotão. No entanto, não tive resposta às mudanças de andamento por parte dos meus adversários.»

Assim decorreu grande parte da prova, até que...

«Nos últimos cinco quilómetros tentei recuperar alguns lugares, mas devido ao desgaste físico e à distância dos adversários foi difícil ganhar muitos lugares. No final da prova fiquei satisfeito pelo desempenho da minha competição.»

2. Uma satifação que não deixa de ser a ideia geral em relação à temporada na sua globalidade. «Esta época teve um balanço de bons e menos bons resultados, com um início de mudança para o Sporting Clube de Portugal, ao fim de 22 anos no Clube de Natação de Rio Maior. Mas, de todos os objectivos traçados para esta época, o principal passava pelo Campeonato do Mundo e ficar nos 16 primeiros lugares. A parte negativa da época foi a desistência na Taça da Europa de Marcha Atlética, em Olhão. Outro aspecto positivo foi ter batido o recorde nacional de 10 mil metros e de ter conquistado três títulos de campeão de Portugal.»

3. No tocante a 2012, as perspectivas de João Vieira são expostas de forma simples: «A próxima época é o fim de um ciclo olimpico e o principal objectivo é participar nos Jogos Olímpicos.» Se o marchador do Sporting alcançar este desiderato, será a quarta presença no maior evento desportivo do mundo. Antes, apurado sempre com mínimos nos 20 km, esteve nos Jogos de Sydney-2000 (acabou por não alinhar na prova por ter adoecido), Atenas-2004 (10.º, 1.22.19) e Pequim-2008 (32.º, 1.25.05).

Londres chama para uma quarta participação olímpica, mas até lá ainda haverá outros compromissos, entre campeonatos nacionais, Taça do Mundo e competições do Challenge da federação internacional. Veremos o que daí virá para enriquecer o já significativo currículo do recordista nacional de 20 km marcha.