segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Cabo Verde dá os primeiros passos na marcha atlética

Nilson Tavares.
Foto: O Marchador
Aproximam-se os Jogos Africanos tendo por palco a capital de Moçambique, Maputo.

Cabo Verde estará representado no evento com 51 participantes de 8 modalidades. No atletismo, contará com 4 atletas que competirão nas provas de 800 metros, 10.000 metros, meia maratona e 20 km marcha.

Nilson Tavares fará história na marcha atlética do jovem país africano, pois será o primeiro representante a participar em competições internacionais nesta disciplina, que em África tem  na Tunísia os melhores atletas, alguns de primeiro plano mundial.

Nilson nasceu em 1 de Janeiro de 1992 (19 anos) na Assomada, Ilha de Santiago, em Cabo Verde, radicando-se em Portugal aos 8 anos de idade. Vive em Almancil, no Algarve, com a sua mãe e padastro, igualmente cabo-verdianos.

Nilson explicou como começou: “Iniciei-me no atletismo pelo Clube Desportivo da Quarteira onde fazia um pouco de tudo. O meu treinador, Artur Domingos, colocou-me na marcha e gostei, apesar de, nos primeiros dias de prática, ter sentido algumas dores nas canelas. No entanto, com os treinos e as boas indicações dadas nas provas, decidi que este era o caminho mais apropriado para mim”.

Não obstante os poucos anos de prática na especialidade, tendo realizado uma única vez os 20 km (este ano na Batalha, 2.10.32 h), Nilson tem vindo a evoluir gradualmente e está entusiasmado. “Dar o meu melhor e, se possível, fazer 1 hora e 45 minutos ou menos é o meu objectivo para os Jogos. O meu treinador tem sido fantástico comigo corrigindo-me aspectos técnicos. Dá-me muita força e estímulo e está sempre presente nos treinos, onde conto, por vezes, com a companhia do Jorge Costa. Estou-lhe muito grato”.

Ainda recentemente, e como prova do interesse que a marcha atlética começa a despertar em Cabo Verde, o presidente da Federação de Atletismo, António Ramos, visitou as instalações do Clube Desportivo da Quarteira chegando mesmo a presenciar um dos treinos do Nilson Tavares, tendo ainda estabelecido contactos com Artur Domingos, que chefiará a delegação técnica aos Jogos.