Ivo Ferreira, Ana Oliveira e Pedro Isidro. Fotos: ANDDI Portugal |
Sexta-feira, dia 30, começam as provas de atletismo dos Global Games, competição destinada a atletas com deficiência intelectual, uma das mais importantes a nível mundial, no caso, para os marchadores, a de maior prestígio já que os Jogos Paralímpicos não têm no seu programa provas da especialidade.
1087 atletas, em representação de 38 países, estão presentes no evento, que decorre na cidade italiana de Génova e noutras próximas, todas pertencentes à província da Ligúria, e que junta campeonatos do mundo de oito modalidades desportivas. No atletismo serão 126 os participantes, oriundos de 26 países dos cinco continentes.
A delegação portuguesa, habitualmente com bons desempenhos em eventos internacionais, vai estar presente com uma delegação de 46 atletas, mais reduzida este ano devido ao corte nos apoios financeiros já que a crise económica que o país atravessa a todos afecta.
Os marchadores seleccionados serão Pedro Isidro, Ivo Ferreira e Ana Oliveira, que competirão no primeiro dia do programa, eles nos 10.000 metros pelas 15.50 horas e elas nos 5.000 metros pelas 17 horas.
De todos eles espera-se uma participação positiva mas é de notar que o benfiquista Pedro Isidro é um dos melhores atletas nacionais e com excelentes desempenhos em competições internacionais, nomeadamente integrando as selecções nacionais no âmbito da Federação Portuguesa de Atletismo.