Sebei, à direita, nos Campeonatos de África de 2010. |
O tunisino Hassanine Sebei é a figura de maior destaque na lista de inscritos na prova masculina pois tem como recorde pessoal o tempo de 1.20.19, obtido em Lugano, em Março deste ano. No ano passado, em Nairobi, venceu os Campeonatos de África, e já tinha subido ao pódio dos mesmos campeonatos em 2008 (bronze) e 2004 (prata).
Considerado um dos melhores marchadores africanos da actualidade, Sebei segue a tradição de excelentes desempenhos de compatriotas seus, nomeadamente de Hatem Ghoula, medalha de bronze em Osaca, a única medalha da Tunísia em mundiais de atletismo.
O jovem cabo-verdiano Nilson Tavares, a representar, pela primeira vez, as cores do seu país nesta disciplina, um facto histórico para o próprio e para Cabo Verde, lutará por melhorar substancialmente o seu tempo na distância e adquirir experiência competitiva no plano internacional.
Apesar de alguns periódicos cabo-verdianos terem-no referido como “a grande esperança de Cabo Verde em conseguir uma medalha”, cremos que ainda é prematuro pensar-se em tais objectivos apesar do entusiasmo manifestado pelo atleta treinado por Artur Domingos.
Listas de partida:
20 km femininos
Dorsal, nome da atleta, país
231 Grace Thoithi (Quénia)
232 Emily Ngii (Quénia)
90 Aynalem Eshtu Shefrawe (Etiópia)
91 Asnakech Ararrissa Abissa (Etiópia)
92 Adanech Mengistu Ayele (Etiópia)
400 Chaima Trabelsi (Tunísia)
461 Olfa Lafi (Tunísia)
20 km masculinos
Dorsal, nome do atleta, país
126 Gabriel Ngnintedem Negoum (Camarões)
67 Chernet Makoro Aniso (Etiópia)
68 Mulugeta Tesfaye Keremo (Etiópia)
69 Misebo Minamo Gamo (Etiópia)
260 Julius Sawe (Quénia)
261 Josphat Sirma (Quénia)
193 Nilson Tavares (Cabo Verde)
458 Hassanine Sebei (Tunísia)
459 Hedi Teraoui (Tunísia)