domingo, 27 de fevereiro de 2011

Vera Sokolova estabelece novo recorde mundial dos 20 km


Vera Sokolova (esq.). Foto: Alla Glushchenko

A atleta russa Vera Sokolova estebeleceu este sábado um novo máximo mundial feminino dos 20 km marcha, ao vencer com 1.25.08 h os Campeonatos de Inverno da Rússia, realizados em Sóchi. A marca de Sokolova melhorou em 33 segundos o anterior máximo da distância, pertença da compatriota Olimpiada Ivanova, que em 2005 registara 1.25.41 h durante os mundiais de atletismo, em Helsínquia.

O tempo de Vera Sokolova aguarda agora a ratificação oficial da federação internacional, sendo certo que estavam reunidas duas das principais condições para a homologação da marca: a medição certificada do circuito e a presença de pelo menos três juízes do grau mais elevado do quadro de juízes de marcha da AIFA.

Desde há anos, os campeonatos de Inverno de marcha atlética da Rússia têm sido palco para obtenção de marcas de melhor qualidade do que os máximos mundiais oficialmente reconhecidos nas diferentes distâncias olímpicas, mas acabando por não ser reconhecidas pela federação internacional, por falha de algum parâmetro nos critérios de verificação – ou falta de certificação de medição ou falta de juízes internacionais, problemas que nesta edição parece terem sido ultrapassados.

Vera Sokolova, campeã mundial de juniores de 2003 e medalhada de bronze nos europeus de Barcelona do Verão passado, manteve desde início da prova uma luta titânica com Anisya Kirdyapkina, vice-campeã em Barcelona. A pugna entre as duas atletas foi inicialmente acompanhada por Tatiana Sibileva e Tatiana Shemiakina, mas estas acabariam por ser desclassificadas.

No final, mercê de um emocionante «sprint», Sokolova viria a impor-se a Kirdyapkina por apenas um segundo: 1.25.08 h contra 1.25.09 h. O terceiro lugar seria alcançado pela vice-campeã mundial de juniores de 2010, Anna Lukianova, que aqui se estreou nos 20 km com um resultado também de elevadíssimo nível – 1.27.49 h.

Na prova masculina de 20 km, Vladimir Kanaykin impôs-se com 1.19.14 h, melhor marca mundial do ano, conquistando o título de Inverno à frente de Sergei Morosov (1.20.08), Andrei Krivov (1.20.16) e restante pelotão.

O programa da primeira jornada destes campeonatos tinha-se iniciado com os 35 km masculinos, ganhos por Igor Erokhin, com 2.26.36 h, relegando para o segundo lugar Denis Nizhegorodov (2.27.08). O terceiro foi Denis Strelkov, com 2.27.52 h.

Dos Campeonatos de Inverno da Rússia estiveram dispensados os campeões olímpicos em título Olga Kaniskina e Valeri Borchin.