sábado, 26 de fevereiro de 2011

Os melhores do mundo em Chihuahua, México

Foto: Getty Images/IAAF

Pelo quarto ano consecutivo Chihuahua vai realizar uma competição do mais elevado nível mundial na qual são esperados mais de 100 atletas provenientes de 20 países. A competição, a segunda a contar para o Challenge da AIFA (a primeira realizou-se em Hobart, Austrália), terá lugar no dia 5 de Março de 2011.
Recorde-se que no ano passado a cidade do norte do México a 1415 metros acima do nível do mar, fundada em 1709, foi palco da Taça do Mundo de Marcha de 2010, de boa memória para as cores lusas pelo fantástico título feminino na prova dos 20 quilómetros.
Este ano estarão presentes, nos 20 km, os melhores atletas portugueses com especial destaque para Inês Henriques e Vera Santos, terceira e segunda classificadas na última Taça do Mundo bem como o recordista nacional João Vieira, medalha de bronze nos últimos Europeus.
Outros nomes a ter-se em conta são os dos mexicanos Horácio Nava, na foto, o menino querido da cidade de que é originário, 2.º classificado nos 50 km da Taça do Mundo e 6.º nos Jogos Olímpicos de Pequim, e Eder Sanchez, medalha de bronze nos 20 km dos Mundiais de 2009 e vencedor do Challenge desse ano, os australianos Jarred Tallent, duplo medalhado olímpico de Pequim 2008, e Luke Adams. E os atletas da Rússia.
A prova dos 50 km marcha qualificará os dois melhores mexicanos para os Jogos Pan-americanos de Atletismo que terão lugar na cidade de Guadalajara (México), de 13 a 30 de Outubro próximo.