domingo, 21 de setembro de 2025

Os Juízes de Marcha nos Campeonatos Mundiais de Atletismo, em Tóquio (2025)

A equipa de juízes de marcha nos mundiais de Tóquio.
Foto: fb Gaye Bekler. Montagem: O Marchador

Os Campeonatos Mundiais de Atletismo, que tiveram lugar este ano na capital japonesa, com a realização de quatro emotivas provas de marcha, numa das zonas mais emblemáticas da cidade e num circuito ladeado de frondosas árvores, com partida e chegada no Estádio Nacional do Japão, registaram a participação total de 191 atletas (uma parte competindo nas duas distâncias), 48 nos 20 km femininos, 47 nos 20 km masculinos, 46 nos 35 km femininos e 50 nos 35 km masculinos.

Os 9 juízes de marcha que atuaram no evento de Tóquio (8 em plena efetividade num circuito de caraterísticas totalmente planas, num perímetro de 1 km para as provas de 20 km (7 juízes) e de 2 km para os 35 km (8 juízes), sentido de ida e volta, e mais 1 no exercício das funções de Juiz-chefe, eram provenientes da Europa (5), da Ásia (2), da América do Norte e Central (1), e da Oceânia (1), exibiram 402 raquetas amarelas por suspensão e 103 por flexão e registaram 174 notas de desclassificação (RC).

Nas 4 provas de marcha foram desclassificados 12 atletas e houve outros 9 atletas que, concluindo, foram, no entanto, encaminhados a permanecer na Zona de Penalização (3 RC) por um período de 2 minutos, no caso dos 20 km, e de 3,5 minutos, no caso dos 35 km.

Sem qualquer registo de faltas (RC) e nem mesmo visualizando raquetas amarelas, há a assinalar o número de 32 atletas. Também, sem qualquer falta (RC), isto é, apenas com a exibição das preventivas raquetas amarelas, houve 70 atletas.

Aqui, uma nota muito positiva para o canadiano Evan Dunfee, campeão mundial nos 35 km marcha, que teve a folha absolutamente limpa, nada de raquetas amarelas (YP) e nada de notas de desclassificação (RC), não merecendo, pois, qualquer tipo de reparo por parte dos juízes de marcha.

Atuaram os seguintes juízes internacionais de marcha, todos do principal painel (Gold) da World Athletics:

Luis Saladie (Espanha) – Juiz-chefe
Frédéric Bianchi (Suíça)
Zuzana Costin (Eslováquia)
Zoë Eastwood-Bryson (Austrália)
Anne Fröberg (Finlândia)
Jeff Salvage (Estados Unidos da América)
Steve Taylor (Grã-Bretanha)
Zhongming Yang (República Popular da China) – só nas provas de 35 km
Man Chun Yeung (Hong-Kong)

Assistentes do Juiz-chefe:
Hideo Yamada (Japão)
Zhongming Yang (República Popular da China) – só nas provas de 20 km

Secretária:
Gaye Bekler (Turquia)