domingo, 14 de setembro de 2025

João Vieira bate recorde de participações em Mundiais de Atletismo

João Vieira nos 35 km marcha dos mundiais de Tóquio-2025.
Foto: FPA/Sportmedia. Montagem: O Marchador

O português João Vieira, ao participar na prova inaugural dos Campeonatos Mundiais de Atletismo, no passado sábado (dia 13 de setembro de 2025), os 35 km marcha, que estão a decorrer em Tóquio, estabeleceu o recorde absoluto de presenças no evento, sendo o primeiro atleta a chegar às 14 participações.

Nos Mundiais de Doha, em 2019, o capitão da seleção nacional batera o recorde do atleta mais velho medalhado em Mundiais, com a conquista da medalha de prata nos 50 quilómetros marcha, então com 43 anos e 221 dias. Agora desempata com o espanhol Jesús Ángel García, que disputou 13 edições entre 1993 e 2019.

Aos 49 anos de idade, João Vieira que se estreou em Mundiais nos Campeonatos de Sevilha, em 1999 disse ao “Observador” que “ser o atleta com mais Campeonatos do Mundo é um orgulho bastante grande. É o resultado de todo o trabalho que tenho feito na minha carreira desportiva e, por isso, tenho de me sentir orgulhoso e satisfeito, por passar a ser o homem com mais campeonatos”.

O marchador sportinguista, que nasceu para a marcha atlética em Rio Maior, pelas mãos de Jorge Miguel, e que é treinado pela sua esposa Vera Santos (antiga marchadora olímpica), não deverá colocar de parte a possibilidade de competir nos Mundiais de Pequim (2027), mantendo-se a distância mais longa, já que para os Jogos Olímpicos de 2028 apenas a distância da meia-maratona terá lugar no programa de provas.

Ainda nestes Mundiais e no setor feminino, a francesa Melina Robert-Michon (46 anos), que competiu na prova do lançamento do disco, a 13 do corrente mês, igualou o número máximo de presenças em Mundiais (11), juntando-se às marchadoras portuguesas Susana Feitor e Inês Henriques.