sábado, 2 de março de 2024

Etapa do «World Race Walking Tour» em Taicang (China), no próximo domingo

Imagens: World Athletics e Discover Taicang. Montagem: O Marchador

É já no domingo (3/3) que se realiza a primeira etapa do Grande Prémio de Marcha de Taicang, cidade chinesa na província de Jiangsu, evento que integra o «World Race Walking Tour» na categoria «Gold» e que promete resultados de topo mundial.

A jornada da parte da manhã contempla as principais provas de 20 km, masculina (8h00) e feminina (9h00), provas essas que integram o «Tour» e ainda servirão como «Trials» para os atletas nacionais com vista aos Jogos Olímpicos de Paris. Ao final da manhã disputam-se ainda os 10 km para aletas sub-20 e sub-18 masculinos.

De tarde, haverá lugar a provas de 20 km para masculinos e femininos mas do grande prémio e de cariz nacional, bem como outras distâncias, de 10 km para a categoria sub-20 feminina e de 5 km para sub-18 de ambos os géneros.

Encontram-se inscritos mais de 500 marchadores de várias regiões da China, bem como atletas estrangeiros oriundos da Itália, Suécia, Austrália e Equador, cuja lista de participantes se desconhece.

A organização contará com a atuação de juízes internacionais de marcha, a saber: juiz-chefe, Zoe Eastwood-Brysson (Austrália), Yonghui Li (China), Kirsten Croker (Austrália), Dolores Rojas (Espanha), Anne Froberg (Finlândia), Steve Taylor (Grã-Bretanha), Wang Tak Fung (Hong Kong), Shaun Gallagher (Irlanda) e José Dias (Portugal). A delegada técnica é Echo Yeung (Hong Kong).

Uma segunda etapa do evento a realizar no dia 9 (sábado), terá no programa provas com vista à seleção de equipas para os Jogos Olímpicos, em diferente formato, a pensar na estafeta olímpica.

Pelo meio de uma semana de intensa atividade competitiva, a Federação de Atletismo da China aproveitará para realizar um Seminário para Juízes de Marcha, agendado para os dia 7 e 8/3.