domingo, 10 de março de 2024

1988, três marchadores nos Jogos Olímpicos

No Montijo, os campeões de 50 km masc., José Magalhães, e 10 km fem., Ana
Bela Aires, os campeões nacionais sub-20 (pista), Lígia Gonçalves e João Maral,
a equipa nacional no Encontro da Corunha ESP-ITA-SWE-FRA-RDA-POR, e,
em cima, os olímpicos em Seul, José Urbano, José Pinto e Hélder Oliveira.
Imagens: arquivo «O Marchador», RTP Arquivos, Basil Sage
e RaiDue/Marcia Abruzzo. Montagem: O Marchador

Em ano de Jogos Olímpicos, que teriam lugar em Seul, na Coreia do Sul, de 17 de Setembro a 2 de Outubro, a marcha atlética redobrava de interesse para os seus mais destacados especialistas nacionais. Animados pelo desenvolvimento registado nos anos precedentes, pela presença pioneira e muito bem-sucedida de um marchador português nos Jogos anteriores (José Pinto, em Los Angeles-1984) e ainda pela experiência internacional proporcionada a vários atletas nas épocas anteriores, incluindo em campeonatos europeus e mundiais de atletismo, os melhores marchadores portugueses tinham nos Jogos de Seul um objectivo altamente motivante. E a oportunidade não foi desperdiçada, com nada menos que três atletas a alcançarem os mínimos para pelo menos uma das provas da disciplina integradas no programa: os 20 e os 50 km, naquele que foi o último ano em que o programa olímpico não incluiu provas femininas da especialidade.

Tal como vinha sendo quase habitual nas grandes competições internacionais, José Pinto alinhou nas duas distâncias, registando como melhor resultado o 21.º lugar nos 50 km, com um novo recorde nacional de 3.55.57 h. Se a presença em Los Angeles, quatro ano anos, tinha sido abrilhantada pelo magnífico e surpreende oitavo lugar, também na distância longa, a participação em Seul ficava plenamente justificada (se justificação fosse necessária) pela circunstância de ter registado uma marca nunca antes obtida, fosse pelo próprio fosse por outro português. Já nos 20 km, prova realizada uma semana antes, a participação de José Pinto tinha ficado marcada por um episódio caricato.

Entrando no estádio com cerca de quatrocentos metros para cumprir até à meta, o marchador do Belenenses sentiu forças para tentar ultrapassar o atleta que o precedia, o argelino Abdelouahab Ferguène. Aumentou o ritmo em jeito de «sprint» e logrou passar o atleta magrebino na recta oposta à da meta. No entanto, ter-se-á porventura deixado iludir pela grande quantidade de juízes no início da curva dos 200 metros e pensou que a prova terminava logo ali. Na verdade, faltava meia volta à pista para poder atingir o final da competição, mas o português parou e deu a prova por concluída. Ainda assim, parecendo desconfiado da situação, ficou atento e, notando que Ferguène iria continuar o esforço, Pinto retomou então a marcha, chegando finalmente à meta efectiva, com 1.26.33 h, correspondendo ao 31.º lugar.

Na prova de 20 km alinharam os outros dois portugueses, ambos a registarem estreias olímpicas. José Urbano carimbou a presença em Seul com o 29.º lugar, o melhor dos portugueses nesta prova, creditado com 1.24.56 h, a apenas sete segundos do recorde nacional, que lhe pertencia desde o ano anterior. Hélder Oliveira foi 39.º, com 1.27.39 h, mas, mais importante do que o resultado desportivo, foi o prémio da participação olímpica, seis anos depois de ter ficado a apenas dois segundos dos mínimos para os europeus de Atenas, marcados na história da marcha portuguesa como a primeira presença de marchadores portugueses em grandes competições internacionais de atletismo.

Pinto, Urbano e Oliveira eram, por larga margem, os melhores marchadores portugueses e terminaram a época com escassos segundos a separá-los na lista nacional do ano. José Urbano, na temporada de regresso definitivo ao Benfica depois de um ano passado no Olivais Sul, ficou registado com a marca de Seul (1.24.56), enquanto José Pinto (Belenenses) surgia creditado com 1.25.06 h e Hélder Oliveira (Sporting) ficava como terceiro da época, com a marca (1.25.18) com que superou os mínimos olímpicos. Neste «pódio» do ano nota-se a interessante distribuição dos três melhores marchadores portugueses por três clubes com grande prestígio na história do atletismo português, ainda que com diferentes graus de compromisso com a formação e de contributo para o desenvolvimento da marcha atlética no país.

Mas se o «trio fantástico» se destacava claramente de toda a concorrência nacional, logo a seguir a eles posicionava-se no «ranking» português dos 20 km um atleta que oferecia grandes expectativas para os anos seguintes. João Maral teve em 1988 o ano de afirmação no panorama da marcha em Portugal, chegando ao quarto lugar da lista da distância, com 1.30.23 h, marca averbada logo no início do ano, a 10 de Janeiro, no Grande Prémio de Moratalaz, em Madrid, e que constituía novo recorde nacional de juniores.

Nascido em 1969, João Maral cumpria a última época como júnior, tendo ainda registado presença nos mundiais do escalão, em Sudbury, no Canadá. Numa prova de 10.000 m ganha pelo mexicano Alberto Cruz, com 41.16,11 m, Maral terminou precisamente a meio da tabela (13.º entre 25 concorrentes), com 45.03,70 m. O desempenho nacional e internacional do atleta do Belenenses levou a que a «Revista Atletismo» o elegesse como revelação do ano na marcha atlética, com fundamento na progressão registada ao longo da época e na perspectiva de evolução no futuro próximo.

Paulo Pires foi, por sua vez, a revelação do ano nos 50 km, ainda segundo aquela publicação especializada, dele se dizendo poder ser um futuro reforço para as selecções nacionais da distância longa, em vista a participação em edições próximas da Taça do Mundo de Marcha, começando pela do ano seguinte, 1989, em L'Hospitalet.

Ainda no plano internacional, Portugal teve outro momento inovador em 1988: a primeira presença de uma selecção de marcha atlética num encontro internacional. Foi na Corunha, em Espanha, a 4 e 5 de Junho, por ocasião do Encontro Hexagonal Espanha-Itália-Suécia-França-RDA-Portugal, realizado a par do II Grande Prémio «Cantones de La Coruña». Para a história ficaram os nomes dos protagonistas portugueses desta estreia, uma seleção que juntava juventude e experiência: Jorge Esteves, José Magalhães, José Pinto, Paulo Pires, Hélder Oliveira, João Maral, José Urbano, Paulo Revêz, Ana Bela Aires, Isilda Gonçalves, Laurinda Ferreira, Lígia Gonçalves, Amílcar Dias, Augusto Cardoso, Carlos Paiva, Vítor Almeida, Ana Alves, Anabela Mendes, Carla Gonçalves (a mais nova da seleção, com apenas 14 anos) e Isabel Conceição. Vinte atletas que representavam clubes de Lisboa, Algarve, Porto, Setúbal e Viseu, a maior parte estreantes em competições internacionais.

A delegação foi chefiada por Luís Figueiredo, da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), e incluiu ainda José Dias, da Comissão Nacional de Marcha, os treinadores Luís Dias, Paulo Alves e Francisco Assis, aos quais se juntou Rogério Gonçalves como treinador «extracomitiva». O técnico nacional de marcha, Adriano Pereira, deslocou-se com a seleção, mas teve de regressar a casa ainda antes do início das provas por motivos familiares.

Esta participação no encontro da Corunha teve outro facto histórico associado: o da primeira atuação de um juiz de marcha português em eventos internacionais, através de José Dias, que integrou uma equipa do painel de juízes internacionais de marcha da federação internacional, chefiada pelo inglês Peter Marlow.

Ainda antes dos Jogos Olímpicos de Seul teve alugar, de novo na Corunha, o Encontro Sub-23 Espanha-Portugal-Itália. Realizado a 20 de Agosto, teve programa composto por provas de 10.000 m para masculinos, e de 5000 m para femininos, na primeira das quais triunfou o português José Urbano, com 41.22,99 m. Na competição feminina, ganha pela espanhola María Reyes Sobrino (22.45,96), a melhor portuguesa foi Ana Bela Aires, quinta classificada, com 26.42,66 m.

No âmbito nacional, os IV Campeonatos de Portugal de Marcha Atlética em Estrada foram momento marcante para a especialidade no país. Levados a efeito no Montijo a 13 de Março, ficaram para a história como marca de competência organizativa, proporcionando uma das melhores edições dos nacionais de marcha. Esta foi também a primeira vez que os campeonatos nacionais de marcha em estrada suscitaram o interesse de federações estrangeiras, traduzido na presença de atletas de França, Grécia e Holanda (Países Baixos). O Montijo imprimia, assim, mais uma marca de qualidade associada à marcha atlética, num tempo em que atletas do concelho se afirmavam no panorama nacional da especialidade, sobretudo através das jovens irmãs gémeas Isilda e Lígia Gonçalves, do União do Montijo. E foi ainda a primeira vez que os nacionais de marcha em estrada incluíram no programa um torneio interassociações para infantis e iniciados, tornando dessa forma aquele campeonato numa verdadeira festa da marcha atlética portuguesa, com participação de atletas de todos os escalões, de infantis a veteranos.

Três semanas antes e mês e meio depois, outras duas estreias. A 20 de Fevereiro, a primeira edição dos Campeonatos de Portugal de Atletismo em Pista Coberta, no Pavilhão de Exposições de Braga, foram ocasião para a atribuição também dos primeiros títulos nacionais de marcha em recinto coberto. Nos 5000 m masculinos e nos 3000 m femininos, triunfos, respectivamente, de José Urbano (SL Benfica, 19.49,3) e de Ana Bela Aires (SL Benfica, 14.53,4), que, desta forma, inscreveram os seus nomes a abrir a lista dos campeões nacionais de marcha em pista coberta. A 30 de Abril, nova estreia, com a realização do I Campeonato Nacional de Clubes de Marcha Atlética, um dos objectivos a que a Comissão Nacional de Marcha se tinha proposto em projecto apresentado no ano anterior à FPA. Os primeiros clubes campeões nacionais foram o Clube de Futebol «Os Belenenses», em masculinos, e o União do Montijo, em femininos.

Mas nem tudo foi simpático para a marcha atlética portuguesa no que diz respeito a campeonatos nacionais. Os Campeonatos de Portugal de Atletismo, disputados na Maia a 6 e 7 de Agosto, ficaram marcados por uma acção de protesto de adeptos de futebol de um clube da cidade, que ocuparam o circuito em que as provas de marcha deveriam ter lugar. Ficou assim inviabilizada a realização das provas masculina e feminina da especialidade, a única afectada na circunstância, tendo dirigentes da FPA anunciado que essas provas seriam disputadas noutra data e noutro local. Apesar de insistências várias para a concretização das provas, incluindo através de carta enviada a título particular por Luís Dias e José Dias (que entretanto se tinham demitido da Comissão Nacional de Marcha), a FPA não nunca deu resposta a essas abordagens nem concretização à declaração de realização das provas de marcha noutro contexto. Ficaram, assim, por atribuir os títulos e as medalhas da marcha atlética nos Campeonatos de Portugal de Atletismo de 1988.

Este problema surgido nos Campeonatos de Portugal traz associado, de forma indirecta, a questão da demissão da Comissão Nacional de Marcha (CNM) da FPA. Em 30 de Dezembro de 1987, a CNM apresentou à Direcção da FPA um documento de 12 páginas intitulado Plano de Acção para 1988, composto por oito pontos, que iam das questões de estudo e planeamento até um cronograma de implementação, passando por temas como a promoção, o enquadramento técnico, a organização, a alta competição, entre outros. Além da falta de resposta da direcção federativa à CNM, o processo foi ainda marcado pela divulgação de mínimos nacionais para a marcha sem a CNM tivesse sido ouvida, o que levou a comissão a lamentar o sucedido em comunicação interna dirigida à Direcção da FPA em 18 de Janeiro. A estas circunstâncias acresciam as dificuldades de articulação entre a CNM e o técnico nacional de marcha, Adriano Pereira (de resto, também ele membro da CNM, por inerência de funções), que em 24 de Janeiro foram objecto de exposição em comunicação interna dirigida à Direcção Técnica Nacional da FPA.

Na sequência de reunião da CNM em 12 de Fevereiro, a comissão remeteu à Direcção da FPA uma proposta de alteração do Regulamento Interno da CNM, para a qual também não houve resposta do órgão dirigente da federação, tal como já não tinha havido relativamente à proposta antes remetida em 6 de Dezembro de 1987.

Perante a reiterada falta de resposta, que se prolongou por meses e que não representava apenas falta de contacto mas também falta de interesse da Direcção da FPA em dialogar com a CNM, os membros desta decidiram apresentar a demissão dos cargos, formalizando a decisão em carta lacónica de quatro linhas, dirigida à Direcção da federação no dia 14 de Junho, justificando a decisão com «não haver condições minimamente favoráveis ao desenvolvimento da actividade em devido tempo planeado por esta Comissão». A carta era assinada por Aires Denis, José Dias, Luís Dias e Paulo Alves (Álvaro Pires já se tinha desligado da comissão em Maio).

A marcha atlética ficava, assim, sem interlocutores directos junto dos órgãos federativos, num ano traduzido em resultados e novas experiências que revelavam aspectos de progresso significativo da disciplina. Entre os principais desenvolvimentos, nota para o conjunto de recordes nacionais obtidos por José Pinto nos 50 km, João Maral nos 20 km juniores masculinos, Vítor Almeida nos 5000 m juvenis masculinos e Luís Mota nos 3000 m iniciados masculinos.

Em todo o caso, ainda que não fosse imediatamente percebido, havia uma nota de esperança que o tempo viria a revelar e a confirmar: os nacionais de juvenis e de juniores tinham registado a presença de uma jovem de apenas 13 anos, que, no caso dos nacionais de juniores, redundou até na obtenção de um fantástico e totalmente surpreendente terceiro lugar, atrás apenas das bem mais credenciadas e experiente gémeas montijenses Isilda e Lígia Gonçalves. Tratava-se de uma rapariga do distrito de Santarém, chamada Susana Feitor, e que entraria na história do desporto português nos anos seguintes.

Relação das provas mais importantes efetuadas em 1988 (...)

Internacional / Associação Europeia de Atletismo

5 e 6 de Março, Campeonato da Europa de Atletismo em Pista Coberta, Budapeste, Hungria. 6/3, 5000 m masculinos: 1.º, Jozef Pribilinec (Checoslováquia), 18.44,40; 2.º, Roman Mrazek (Checoslováquia), 18.44,93; 3.º, Sandor Urbanik (Hungria), 18.45,91 (...) 13.º, José Urbano (Portugal), 19.41,79 (17 participantes). 6/3, 3000 m femininos: 1.ª, Reyes Sobrino (Espanha), 12.48,99; 2.ª, Dana Vavřačová (Checoslováquia), 12.51,08; 3.ª, Mari Cruz Díaz (Espanha), 12.55;03 (14 participantes).

4 e 5 de Junho, Encontro Espanha-Itália-Suécia-França-Rep. Democrática Alemã-Portugal / II Grande Prémio «Cantones de La Coruña», Corunha, Espanha. 4/6. 35 km masculinos: 1.º, Bernd Gummelt (RDA), 2.33.06 (...) 13.º, José Pinto (Portugal), 2.41.52 (...) 22.º, José Magalhães (Portugal), 3.05.51; 23.º, Jorge Esteves (Portugal), 3.10.43; Paulo Pires (Portugal), desclassificado (23 participantes). 10 km juniores masculinos: 1.º, Valentí Massana (Espanha), 41.17 (...) 19.º, Vítor Almeida (Portugal), 47.06 (...) 22.º, Augusto Neves (Portugal), 47.30; 23.º, Carlos Paiva (Portugal), 48.54; 24.º, Amílcar Dias (Portugal), 49.33 (24 participantes). 5 km juniores femininos: 1.ª, Mari Cruz Díaz (Espanha), 22.11 (...) 16.ª, Anabela Mendes (Portugal), 26.54; 17.ª, Isabel Conceição (Portugal), 27.45; 18.ª, Ana Alves (Portugal), 27.52; 19.ª, Carla Gonçalves (Portugal), 28.00 (19 participantes). 5/6, 20 km masculinos: 1.º, Giovanni de Benedictis (Itália), 1.22.37 (...) 10.º, José Urbano (Portugal), 1.25.31 (...) 13.º, Hélder Oliveira (Portugal), 1.27.02 (...) 20.º, Paulo Revêz (Portugal), 1.35.20 (...) João Maral (Portugal), desistente; José Pinto (Portugal, extra), desclassificado (26 participantes). 10 km femininos: 1.ª, Beate Anders (RDA), 45.35 (...) 20.ª, Ana Bela Aires (Portugal), 53.46; 21.ª, Lígia Gonçalves (Portugal), 55.36; 22.ª, Isilda Gonçalves (Portugal), 55.59; 23.ª, Laurinda Ferreira (Portugal), 1.00.09. Classificação colectiva: 1.º, Espanha, 159 pontos; 2.º, Itália, 153; 3.º, RDA, 152; 4.º, França, 101; 5.º, Suécia, 81; 6.º, Portugal, 41.

25 de Junho a 2 de Julho, Campeonatos da Europa de Veteranos - Pista, Verona, Itália. 26/6, 5000 m masculinos M65: 1.º, Albert Sturni (França), 26.56.40 (...) 15.º, Aires Denis (Portugal), 33.55,90 (18 participantes). 1/7, 20 km masculinos M50: 1.º, Romolo Pelliccia (Itália), 1.41.39 (...) 18.º, Avelino Ferreira (Portugal), 1.54.45 (31 participantes).

27 a 31 de Julho, II Campeonatos do Mundo de Juniores de Atletismo, Sudbury, Canadá. 29/7, 10.000 m masculinos: 1.º, Alberto Cruz (México), 41.16,11; 2.º, Valentí Massana (Espanha), 41.33,95; 3.º, Mikhail Khmelnitsky (União Soviética), 41.38,86 (...) 13.º, João Maral (Portugal), 45.03,70 (25 participantes). 31/7, 5000 m femininos: 1.ª, Mari Cruz Díaz (Espanha), 21.51,31; 2.ª, Olga Sánchez (Espanha), 21.58,17; 3.ª, Maria Grazia Orsani (Itália), 22.04,74 (26 participantes).

17 de Setembro a 2 de Outubro, Jogos Olímpicos de Seul. 23/9, 20 km masculinos: 1.º, Jozef Pribilinec (Checoslováquia), 1.19.57; 2.º, Ronald Weigel (Rep. Democrática Alemã), 1.20:00; 3.º, Maurizio Damilano (Itália), 1.20.14 (...) 29.º, José Urbano (Portugal), 1.24.56 (...) 31.º, José Pinto (Portugal), 1.26.33 (...) 39.º, Hélder Oliveira (Portugal), 1.27.39 (53 participantes). 30/9, 50 km masculinos: 1.º, Vyacheslav Ivanenko (União Soviética), 3.38.29; 2.º, Ronald Weigel (Rep. Democrática Alemã), 3.38.56; 3.º, Hartwig Gauder (Rep. Democrática Alemã), 3.39.45 (...) 21.º, José Pinto (Portugal), 3.55.57, recorde nacional (42 participantes).

Campeonatos nacionais

20 de Fevereiro, 1.ª edição dos Campeonatos de Portugal de Pista Coberta, Braga. 5000 m masculinos: 1.º, José Urbano (SL Benfica), 19.49,3; 2.º, Paulo Revêz (GD Vilamoura), 21.53,0; 3.º, Carlos Gomes (AA Coimbra), 22.27,9 (9 participantes). 3000 m femininos: 1.ª, Ana Bela Aires (SL Benfica), 14.53,4; 2.ª, Paula Gracioso (SL Benfica), 15.43,5; 3.ª, Lígia Gonçalves (União do Montijo), 16.02,7 (7 participantes).

13 de Março, IV Campeonatos de Portugal de Marcha em Estrada - 50 km (...), Montijo. Masculinos, 50 km seniores: 1.º, extra, François Charcellay (França), 4.20.01; 2.º, extra, Jean-Olivier Brosseau (França), 4.38.00; 3.º, 1.º Campeonato Nacional, José Magalhães (AC Alfenense), 4.43.59; 4.º, 2.º Campeonato Nacional, Paulo Pires (CF «Os Belenenses»), 4.53.39; 5.º, 3.º Campeonato Nacional, Bartolomeu Konde (CA Galinheiras), 5.42.49 (12 participantes). Femininos, 10 km seniores: 1.ª, extra, Josianne Chevrier (França), 52.18; 2.ª, 1.ª Campeonato Nacional, Ana Bela Aires (SL Benfica), 52.49; 3.ª, extra, Kaiopi Gavalaki (Grécia), 53.34; 4.ª, 2.ª Campeonato Nacional, Paula Gracioso (SL Benfica), 55.18; 5.ª, 3.ª Campeonato Nacional, Eugénia Fernandes (CF «Os Belenenses»), 1.08.06 (5 participantes). Vencedores de outros escalões: 20 km juniores masculinos, Augusto Neves (AC Alfenense), 1.38.13; 10 km femininos, Isilda Gonçalves (União do Montijo), 55.29; 10 km juvenis masculinos, Amílcar Dias (CF «Os Belenenses»), 48.21; 5 km femininos, Isabel Conceição (CV Tavira), 27.18; 5 km veteranos masculinos, Carlos Rufino Claro (União do Montijo), 33.21; 3 km femininos, Luísa Morais (CA Galinheiras), 20.27. Interassociações: 2 km infantis masculinos, João Santos (Lisboa), 10.18; 1 km infantis femininos, Mónica Dias (Setúbal), 5.05; 3 km iniciados masculinos, Luís Mota (Lisboa), 14.07; 2 km iniciados femininos, Carla Gonçalves (Porto), 9.52.

30 de Abril, I Campeonato Nacional de Clubes de Marcha Atlética, Estádio Nacional (org.: FPA). Vencedores individuais: 10.000 m seniores masculinos, José Pinto (CF «Os Belenenses»), 41.50,1; 10.000 m juniores masculinos, João Maral (CF «Os Belenenses»), 48.24,0; 5000 m juvenis masculinos, Vítor Almeida (CCD Olivais Sul), 22.03,7 recorde nacional de juvenis; 5000 m seniores femininos, Ana Bela Aires (SL Benfica), 25.28,3; 5000 m juniores femininos, Lígia Gonçalves (União do Montijo), 26.47,6; 3000 m juvenis femininos, Anabela Mendes (CA Galinheiras), 15.49,5. Classificações colectivas: masculinos, 1.º, CF «Os Belenenses», 27 pontos, 2.º, CCD Olivais Sul, 22; 3.º, Leões Apelaçonenses, 9 (participaram 9 clubes). Femininos, 1.º, União do Montijo, 24 pontos; 2.º, CA Galinheiras, 19; 3.º, CCD Olivais Sul, 14 (participaram 8 clubes).

25 e 26 de Junho, Campeonatos Nacionais de Juvenis, Estádio Nacional (org.: FPA). 25/6, 5000 m masculinos: 1.º, Pedro Pinto (CF União de Coimbra), 23.42,3; 2.º, Luís Martins (CF «Os Belenenses»), 24.07,5; 3.º, António Cunha (GD Penha), 24.53,1 (14 participantes). 26/6: 3000 m femininos: 1.ª, Carla Gonçalves (CF Olímpicos da Madalena), 15.45,2; 2.ª, Isabel Conceição (CV Tavira), 16.11,1; 3.ª, Rita Silva (ARC Oliveirinha), 16.18,2 (15 participantes).

9 e 10 de Julho, Campeonatos Nacionais de Juniores, Maia (org.: FPA). 9/7, 10.000 m masculinos: 1.º, João Maral (CF «Os Belenenses»), 43.23,4; 2.º, Luís Carapinha (SL Benfica), 46.00,2; 3.º, Augusto Neves (AC Alfenense), 46.11,9 (8 participantes). 10/7, 5000 m femininos: 1.ª, Lígia Gonçalves (União do Montijo), 25.55,7; 2.ª, Isilda Gonçalves (União do Montijo), 27.08,5; 3.ª, Susana Feitor (CN Rio Maior), 27.17,8 (12 participantes).

13 e 14 de Agosto, Torneio Nacional Sub-23 (Pista), Estádio Nacional (org.: FPA). 10.000 m masculinos: 1.º, Luís Carapinha (SL Benfica), 45.34,4; 2.º, Rosendo Pereira (Leões Apelaçonenses), 46.31,3; 3.º, Paulo Pires (CF «Os Belenenses»), 49.49,8 (4 participantes). 5000 m femininos: 1.ª, Isilda Gonçalves (União do Montijo), 26.58,9; 2.ª, Rita Silva (ARC Oliveirinha), 29.46,4; 3.ª, Anabela Mendes (CA Galinheiras), 29.58,2 (3 participantes).

6 e 7 de Agosto, Campeonatos de Portugal, Maia (org.: FPA). Provas de marcha não realizadas, devido a incidentes com adeptos do F.C. Maia, que ocuparam o circuito, em protesto relacionado com futebol.

Principais eventos (entre outros)

10 de Janeiro, Grande Prémio de Moratalaz, Madrid, Espanha. 20 km masculinos: 1.º, José Pinto (CF «Os Belenenses»), 1.25:06; 2.º, Hélder Oliveira (Sporting CP), 1.25.18; 3.º, Martín Barranco (Molina), 1.26.10 (...) 5.º, João Maral (CF «Os Belenenses»), 1.30.23 recorde nacional de juniores (...) 8.º, Jorge Esteves (CF «Os Belenenses»), 1.31.48 (...) 10.º, Paulo Revêz (GD Vilamoura), 1.32.38 (...) 12.º, Paulo Pires (CF «Os Belenenses»), 1.37.36.

29 de Janeiro, Trofeo Federación, Valência, Espanha. 5000 m masculinos, pista coberta: 1.º Hélder Oliveira (Sporting CP), 20.35,1 (...) 5.º, Paulo Revêz (GD Vilamoura), 22.09,5.

30 de Janeiro, Campeonato Provincial de Murcia, Espanha. 5000 m pista, 1.º Hélder Oliveira (Sporting CP), 20.43,08 (...) 3.º, Paulo Revêz (GD Vilamoura), 22.09,00.

28 de Fevereiro, I Grande Prémio de Marcha de Tavira (org.: CVT e AAAlg), 54 participantes de 8 clubes (vários escalões). 20 km masculinos: 1.º, Paulo Revêz (GD Vilamoura), 1.37.45; 2.º, Bartolomeu Konde (CA Galinheiras), 1.49.57 (2 participantes). 5 km femininos: 1.ª, Sandra Aleixo (CCD Olivais Sul), 29.02; 2.ª, Fátima Costa (CA Galinheiras), 32.03 (2 participantes). Geral colectiva: 1.º, CA Galinheiras, 124 pontos; 2.º, CV Tavira, 93; 3.º, Grandolense FC, 80.

28 de Fevereiro, Campeonatos da Galiza de Marcha em Estrada (org.: AV Atletismo). 20 km masculinos: 1.º, José Pinto (CF «Os Belenenses»), 1.28.03; 2.º, Juan Luis Ramilo (AV Atletismo), 1.30.09; 3.º, Manuel Treus (CUA), 1.35.40 (...) 5.º, José Magalhães (AC Alfenense), 1.37.33 (...) 7.º, José Gonçalves (CF «Os Belenenses»), 1.39.20 (8 participantes). 10 km femininos: 1.ª, Rosa Sierra (C. Universitário), 50.39; 2.ª, Cristina del Palacio (Kelme Madrid), 51.59; 3.ª, Paloma Prieto (Caja Salamanca), 52.02; 4.ª, Ana Bela Aires (SL Benfica), 52.41 (...) 6.ª, Isilda Gonçalves (União do Montijo), 54.58; 7.ª, Lígia Gonçalves (União do Montijo), 55.53; 8.ª, Paula Gracioso (SL Benfica), 58.31 (10 participantes). 10 km juniores masculinos: 1.º, João Maral (CF «Os Belenenses»), 42.58 (...) 3.º, Amílcar Dias (CF «Os Belenenses»), 48.12; 4.º, Augusto Neves (AC Alfenense), 48.15 (...) 6.º, Luís Martins (CF «Os Belenenses»), 50.08 (8 participantes).

27 de Março, «I Sintra Montanha Verde», prova de marcha para todos (org.: DJ Mira Sintra/CNM), 5 km em subida, 41 participantes de 7 clubes. Masculinos: 1.º, José Urbano (SL Benfica), 24.00; 2.º, Pedro Soares (CCD Olivais Sul), 25.04 (1.º iniciado), 3.º, Paulo Alves (CF Santa Iria), 25.32. Femininos: 1.ª/9.ª geral, Ana Bela Aires (SL Benfica), 28.07; 2.ª/12.ª geral, Fátima Batuca (CCD Olivais Sul), 31.11; 3.ª/14.ª geral, Anabela Mendes (CA Galinheiras, 1.ª juvenil), 31.20. Classificação colectiva: 1.º, CA Galinheiras, 154 pontos; 2.º, DJ Mira Sintra, 52; 3.º, EX-Marcha, 31.

2 de Abril, VII Campeonato de Clubes de Marcha Atlética (org.: AAL), Estádio Nacional, 64 participantes de 7 clubes. Masculinos: 1.º, CF «Os Belenenses», 51 pontos; 2.º, CA Galinheiras, 38; 3.º, CCD Olivais Sul, 11. Femininos: 1.º, CCD Olivais Sul, 54 pontos; 2.º, CA Galinheiras, 48; 3.º, DJ Mira Sintra, 21. Vencedores individuais: infantis, António Gaspar (CA Galinheiras) e Sónia Pardal (CCD Olivais Sul); iniciados, Paulo Morais (CA Galinheiras) e Carla Mendes (DJ Mira Sintra); juvenis, Amílcar Dias (CF «Os Belenenses») e Anabela Mendes (CA Galinheiras); juniores, Carlos Paiva (CF «Os Belenenses») e Isabel Pais (DJ Mira Sintra); seniores, José Urbano (SL Benfica) e Ana Bela Aires (SL Benfica).

10 de Abril, XIII Grande Prémio da Urgeiriça (org. CP Minas da Urgeiriça), 115 participantes (vários escalões). 20 km masculinos: 1.º, José Urbano (SL Benfica), 1.33.34; 2.º, José Pinto (CF «Os Belenenses»), 1.33.34; 3.º, José Magalhães (AC Alfenense), 1.42.31 (5 participantes). 5 km femininos: 1.ª, Ana Bela Aires (SL Benfica), 25.55; 2.ª, Laurinda Ferreira (Águias do Rossio), 27.17; 3.ª Gracinda Pinto (CIPA), 29.32 (12 participantes).

24 de Abril, 20.ª Marcha Atlética Internacional de L'Hospitalet, Espanha. 20 km masculinos: 1.º, Pavol Blazek (Checoslováquia), 1.20.17; 2.º, Simon Baker (Austrália), 1.22.16; 3.º, Sandor Urbanik (Hungria), 1.22.20 (...) 8.º, José Urbano (Portugal), 1.25.01 (...) 29.º, Paulo Revêz (Portugal), 1.35.01; 30.º, João Maral (Portugal), 1.35.59; Jorge Esteves (Portugal), desclassificado (52 participantes). 10 km femininos: 1.ª, Kerry Saxby (Austrália), 21.33; 2.ª, Reyes Sobrino (Espanha), 22.16; 3.ª, Dana Vavřačová (Checoslováquia), 22.36 (27 participantes).

1 de Maio, Copa di Sesto San Giovanni, Itália. 30 km masculinos: 1.º, Jozef Pribilinec (Checoslováquia), 2.09.51; 2.º, José Marín (Espanha), 2.09.52; 3.º, Raffaelo Ducceschi (Itália), 2.11.19 (...) 13.º, José Urbano (Portugal), 2.17.05 (55 participantes). 10 km femininos: 1.ª, Kerry Saxby (Austrália), 45.18; 2.ª, Mari Cruz Díaz (Espanha), 46.34; 3.ª, Reyes Sobrino (Espanha), 47.17 (25 participantes).

7 de Maio, DN Jovem - Final Nacional, Estádio Nacional (org.: FPA). 3000 m sub-16 masculinos: 1.º, Luís Mota (Lisboa), 13.45,4 recorde nacional de iniciados; 2.º, José Domingos (Setúbal), 15.14,8; 3.º, João Mioludo (Guarda), 15.22,2 (18 participantes). 2000 m sub-16 femininos: 1.ª, Carla Gonçalves (Porto), 10.16,9; 2.ª, Alexandra Costa (Viseu), 10.42,4; 3.ª, Carla Silva (Lisboa), 10.44,2 (18 participantes).

8 de Maio, Grande Prémio Internacional de Mézidon-Canon, França. 15 km masculinos: 1.º, Pavol Blazek (Checoslováquia), 1.02.15; 2.º, Martial Fesselier (França), 1.03.19; 3.º, Alain Lemercier (França), 1.03.30 (...) 8.º, José Urbano (Portugal), 1.06.42 (18 participantes). 5000 m femininos: 1.ª, Kerry Saxby (Austrália), 21.02,77; 2.ª, Dana Vavřačová (Checoslováquia), 22.54,05; 3.ª, L. Jingxue (China), 22.58,12 (11 participantes).

22 de Maio, 5.º Grande Prémio «Cidade de Gaia», Oliveira do Douro, 110 participantes (vários escalões). 20 km absolutos masculinos: 1.º, José Pinto (CF «Os Belenenses»), 1.35.43; 2.º, José Urbano (SL Benfica), 1.35.44; 3.º, Paulo Revêz (GD Vilamoura), 1.44.26 (10 participantes). 10 km absolutos femininos: 1.ª, Ana Bela Aires (SL Benfica), 57.12; 2.ª, Isilda Gonçalves (União do Montijo, 1.ª júnior), 59.40; 3.ª, Laurinda Ferreira (Águias do Rossio, 2.ª júnior), 1.00.22 (11 participantes).

18 de Junho, Critério Mundial de Marcha, Voghera, Itália. 10 km masculinos: 1.º, Jozef Pribilinec (Checoslováquia), 39.13; 2.º, Giovanni de Benedictis (Itália/Carabinieri), 39.13; 3.º, Maurizio Damilano (Itália/Sisport Torino), 39.15 (...) 8.º, José Urbano (Portugal), 39.51 (...) 13.º, Hélder Oliveira (Portugal), 40.35 (62 atletas classificados).

19 de Junho, Critério Mundial de Marcha, Saluzzo, Itália. 10 km masculinos: 1.º, Maurizio Damilano (Itália/Sisport Torino), 41:31; 2.º, Jozef Pribilinec (Checoslováquia), 41:37; 3.º, Carlo Mattioli (Carabinieri), 41:44 (...) 15.º José Urbano (Portugal), 43.04; 12.º, Hélder Oliveira (Portugal), 42:44.

20 de Agosto, Encontro Sub-23 Espanha-Portugal-Itália, Corunha, Espanha. 10.000 m masculinos: 1.º, José Urbano (Portugal), 41.22,99 (...) desclassificado, Luís Carapinha (Portugal) – 6 participantes. 5000 m femininos: 1.ª, María Reyes Sobrino (Espanha), 22.45,96 (...) 5.ª, Ana Bela Aires (Portugal), 26.42,66 (...) desclassificada, Lígia Gonçalves (Portugal) – 6 participantes.

Recordes nacionais vigentes no final de 1988
(apuramento incompleto)

Masculinos

Iniciados, 3000 m, Luís Mota (CCD Olivais Sul), 13.45,4 (Lisboa-N, 7/5/1988)
Juvenis, 5000 m, Vítor Almeida (CCD Olivais Sul), 22.03,7 (Lisboa-N, 30/4/1988)
Juniores, 10000 m, João Maral (CF «Os Belenenses»), 43.23,4 (Maia, 9/7/1988)
Juniores, 20 km estrada, João Maral (CF «Os Belenenses»), 1.30.23 (Moratalaz, Madrid, 10/1/1988)
Seniores, 5000 m, José Urbano (SL Benfica), 19.31,7 (Açoteias, 13/2/1988)
Seniores, 5000 m pista coberta, José Urbano (SL Benfica), 19.41,49 (Budapeste, 6/3/1988)
Seniores, 10000 m, José Urbano (SL Benfica), 41.18,9 (Coimbra, 23/7/1988)
Seniores, 50 km, José Pinto (CF «Os Belenenses»), 3.55.57 (Seul, 30/9/1988)

Femininos

Iniciados, 5000 m, Susana Feitor (CN Rio Maior), 27.17,8 (Maia, 10/7/1988)
Seniores, 10 km estrada, Ana Bela Aires (SL Benfica), 52.41 (Vigo, 28/2/1988)