sábado, 9 de março de 2024

Critério Internacional de Estafeta Mista de Marcha, amanhã em Valência

Imagens: RFEA. Montagem: O Marchador

A Real Federação Espanhola de Atletismo (RFEA), em colaboração com a Federação de Atletismo da Comunidade Valenciana (FCVA), organiza este domingo (10/3), em Valência, cidade emblemática de Artes e Ciências, a edição inaugural do Critério Internacional de Estafeta Mista de Marcha na distância da Maratona (42.195 m), um evento que pela primeira vez integra o programa dos Jogos Olímpicos de Paris-2024.

Com início às 8h30 (hora local), estarão presentes 13 equipas formadas por um homem e uma mulher, que irão percorrer a distância da maratona dividida em quatro percursos, sendo o 1.º, 11.195 metros (masc.), o 2.º, 10 mil metros (fem.), o 3.º, 11 mil metros (masc.) e finalmente o 4.º, 10 mil metros (fem.).

Na listagem de inscrições para o evento [aqui] é possível constatar os nomes de atletas que formam 10 equipas espanholas, 5 delas com os principais marchadores daquele país (Paul McGrath/Cristina Montesinos, Álvaro Martín/Laura García-Caro, Diego García/Raquel González, Alberto Amezcua/Paula Juárez e Miguel Ángel López/Antía Chamosa), 2 portuguesas (João Vieira/Vitória Oliveira e Rui Coelho/Inês Mendes) e 1 mexicana (Andrés Olivas/Alegna González).

Uma prova de 10 km está igualmente incluída no programa do certame, com início pelas 9h45, com 49 atletas inscritos (27 masculinos e 22 femininos).

A equipa de juízes de marcha será composta por Antonio Belmonte (WA Bronze), que será o juiz-chefe, e ainda Sergio Solana e Dolores Rojas (WA Gold), Alicia Ruano (WA Silver), José Magraner, Joaquín Guzmán e Joan Pelayo (panel A Nacional) e Cristina Torregrosa.