segunda-feira, 16 de maio de 2022

Perseus Karlström vence os 10 km marcha masculinos de Madrid

O vencedor Perseus Karlström, no pódio com Diego García e Caio Bonfim,
e a homenagem a García Bragado. Imagens: LaLigaSportsTV
Montagem: O Marchador

O sueco Perseus Karlström foi o grande vencedor da prova masculina dos 10 km marcha que hoje teve lugar em Madrid, na emblemática Gran Vía, ao lançar o derradeiro ataque na última das dez voltas ao circuito no tempo de 38:42, o que além de constituir um novo recorde pessoal para o atleta, é também a melhor marca mundial do ano. Após a prova manifestou-se muito agradado com o cenário escolhido para a prova afirmando-se em condições para competir nos 20 e 35 km dos Mundiais de Oregon.

Na primeira edição do Grande Prémio Madrid Marcha La Liga, Diego García Carrera, o grande mentor e impulsionador do evento, ganhava a medalha de prata ao obter o tempo de 38:49, recorde pessoal, chegando à linha de meta envergando a bandeira espanhola e comungando da sua felicidade com José António Quintana, seu treinador. Mas o que ficará realmente na memória de quantos observaram este magnífico acontecimento foi esta visão de futuro para a marcha mostrando-a mais visível aos olhos do grande público madrileno em pleno coração da capital, e isto, graças à brilhante ideia do medalhado de prata nos últimos Europeus, nos 20 km de Berlim e finalista dos Jogos de Tóquio.

O brasileiro Caio Bonfim, a atravessar um excelente momento, concluiu a prova na terceira posição do pódio, igualmente com um recorde pessoal de 39:13, enquanto o equatoriano Daniel Pintado, um dos que integrou o quarteto de marchadores em luta para a vitória até aos derradeiros quilómetros de prova, acabaria por ser penalizado em um minuto após sofrer três faltas técnicas.

Momentos antes da partida das provas de 10 km, realizada simultaneamente com homens e mulheres, uma das grandes legendas de todos os tempos do atletismo espanhol e mundial, Jesus Ángel García Bragado, que esteve competindo em 8 Jogos Olímpicos, foi homenageado recebendo a rara distinção conferida pelo diário desportivo madrileno A Marca com a entrega da distinção 'Marca Leyenda'.

Classificação
10 km masculinos
1.º, Perseus Karlstrom (Suécia), 38:42
2.º, Diego García Carrera (Espanha), 38:49
3.º, Caio Bonfim (Brasil), 39:13
4.º, Jun Zhang (China), 39:18
5.º, Francesco Fortunato (Itália), 39:21
6.º, Paul McGrath (Espanha), 39:30
7.º, César Augusto Rodríguez (Peru), 39:41
8.º, Sandeep Kumar (Índia), 39:44
9.º, Christopher Linke (Alemanha), 39:58
10.º, Álvaro López (Espanha), 40:00
(...)

Classificações completas, aqui.