A guatemalteca Mirna Ortiz foi a grande figura do torneio de marcha atlética que se realizou no passado domingo (9 de maio) em San Jerónimo, Baja Verapaz e que ainda incluiu as distâncias de 10 e 20 km, levado a efeito fundamentalmente com vista à preparação dos atletas para os próximos Mundiais de Atletismo.
Ortiz alcançou o tempo de 2:52:07, melhorando substancialmente a sua anterior melhor marca estabelecida a 23 de abril último, em Dudince, onde fizera o tempo de 2:55:17 e estabelecendo mínimos para os Mundiais de Oregon, nos EUA. Na prova masculina venceu Erwin Morales com 2:46:39. Este é o seu quinto recorde nacional na especialidade da marcha.
Nos 20 km marcha vitórias de Erick Barrondo com o tempo de 1:23:14, o único atleta da Guatemala que ganhou uma medalha pelo seu país nuns Jogos Olímpicos (prata nos 20 km marcha dos Jogos de Londres em 2012) e de Maidy Monge com 1:34:12.
Nos Sub-20, 10 km femininos, triunfo de Yaquelin Teletor, a atual recordista nacional, que fez 48:13, e nos masculinos, vitória de Bryan Ortiz com o tempo de 40:46, novo recorde nacional na categoria Sub-18 e mínimos para os Mundiais de Cali, que também foram conseguidos pelo segundo classificado na prova, Uziel Col, com 42:31.
É notável como este pequeno país centro-americano tem tido sucesso na marcha atlética (uma saudação para o treinador Julio Urias) com nada menos de 9 atletas, até ao momento, a realizarem mínimos para os Mundiais - Mayra Pérez e agora Mirna Ortiz nos 20 km femininos e bem colocada no ranking dos 35 km, Yasury Palacios nos 35 km femininos, José Calel, José Ortiz e José Barrondo nos 20 km masculinos e Érick Barrondo, Bernardo Barrondo e Luis Sanchez Pérez, nos 35 km masculinos.
Resultados completos, aqui.