quarta-feira, 17 de novembro de 2021

Dolores Rojas celebra hoje o seu aniversário

Dolores Rojas. Foto «O Marchador»

A nossa amiga galega, María Dolores Rojas Suárez, cumpre no dia de hoje 57 primaveras, motivo pelo qual a equipa de “O Marchador” envia-lhe daqui um forte e caloroso abraço de parabéns!

Desde muito jovem ligada ao mundo do atletismo, muito por influência familiar (o seu pai foi atleta e juiz), Dolores foi atleta, competindo em distâncias até aos 400 metros e chegou a integrar a seleção galega num encontro internacional e a conquistar um título autonómico de pista coberta.

Em 1990 entrou para os quadros administrativos da Federação Galega de Atletismo, sendo muito conhecida por estar à cabeça da realização do tradicionalíssimo e um dos mais importantes eventos internacionais de marcha no mundo, o Grande Prémio Cantones de A Coruña, distinguido em 2019 pela World Athletics (ex IAAF) com a Placa de Património Mundial do Atletismo.

Outra das suas mais importantes áreas de trabalho no mundo do atletismo, prende-se com a sua faceta de Juiz Internacional de Marcha, a primeira mulher espanhola a integrar um painel internacional da especialidade, primeiro, no da Associação Europeia de Atletismo, por via de uma certificação realizada em Moscovo, em 1999, e depois, no da World Athletics, concluindo com sucesso, uma certificação que tivera lugar em Paris, no ano de 2002, sucessivamente renovada a sua condição de “expert” na matéria a cada quatro anos.

Além de inúmeras provas da especialidade realizadas fora do território espanhol, em que é solicitada a intervir na qualidade de Juiz Internacional, integrando um restrito painel mundial de 23 membros, Dolores Rojas já atuou nas mais importantes competições do calendário da WA. Mas o grande destaque centra-se nos três Jogos Olímpicos em que foi chamada a atuar: Atenas 2004, Londres 2012 e Tóquio 2021.