quinta-feira, 11 de novembro de 2021

61 Juízes de Atletismo especializaram-se na área da marcha atlética

Os participantes em Lisboa, Póvoa de Varzim e Ponta Delgada.
Fotos: organização do curso. Montagem: O Marchador

O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Atletismo anunciou os nomes dos 61 candidatos aprovados no curso de formação e certificação de juízes de marcha atlética para os painéis regionais, formação essa levada a efeito nos dias 30 de setembro, 5, 7, 11 e 14 de outubro, com a realização de sessões online, em que se abordaram matérias teóricas e práticas, neste último aspeto, com o recurso a várias imagens de vídeo de atletas em competições.

Nas sessões online, que também serviram como “refrescagem” de conhecimentos para juízes já integrados nos diferentes painéis, os trabalhos, coordenados por Clarisse Duarte (do CA da FPA), foram ministrados por Eduardo Gonçalves, José Dias, José Ganso e Luís Dias (todos membros do painel de formadores da FPA), envolvendo uma carga horária superior a 10 horas, a que se acrescentou o envio e preenchimento de um conjunto de testes de autoavaliação.

Os exames (presenciais), antecedidos de uma aula prática, foram realizados no dia 16 de outubro, nas cidades da Póvoa de Varzim, Lisboa e Ponta Delgada (São Miguel), e consistiram na realização de um teste escrito (25 pontos), de um teste oral (20 pontos) e de dois testes práticos (30 e 25 pontos), aqui com a colaboração de atletas especialistas de marcha. Os formadores e examinadores foram, além dos nomes já referidos no parágrafo anterior, André Brito, Hugo Pacheco, Joaquim Graça, Luís Ervideira, Rui Durão e Vasco Guedes.

Candidataram-se 65 juízes. As Associações com o maior número de novos juízes de marcha são as do Porto (14), Lisboa (12) e São Miguel (12). Algarve (6), Aveiro (6), Braga (2), Coimbra (2), Santarém (2), Terceira (2), Castelo Branco (1), Guarda (1) e Leiria (1) foram as outras Associações que viram reforçados os respetivos painéis de especialistas.

A organização esteve a cargo do Conselho de Arbitragem da FPA e contou com a colaboração empenhada dos Conselhos de Arbitragem do Porto, Lisboa e São Miguel. Os painéis distritais do continente e ilhas passam agora a integrar 125 juízes especialistas numa estrutura que integra também, no plano nacional, dois painéis, um, o de Grau B, com um limite de 25 juízes, e outro, o de Grau A, com 20 juízes, ambos com certificações levadas a efeito a cada quatro anos, o próximo de Grau B a ter lugar em 2022 e o de Grau A em 2024.