sábado, 4 de janeiro de 2020

Este fim de semana, Lisboa e Leiria serão palcos de 6 Regionais de Marcha

Fotos: Atletismo Magazine e ADAL
Montagem: O Marchador

Sábado (4/1), em Lisboa, e domingo (5/1), em Leiria, as atenções estão viradas para as primeiras provas do ano na especialidade com a realização de vários campeonatos regionais de marcha em estrada, praticamente abarcando todas as regiões do país onde a marcha está mais implantada (ficam a faltar os Regionais do Algarve e do Porto) e onde estão filiados duas das grandes figuras portuguesas e mundiais da marcha atlética do momento, João Vieira e Inês Henriques.

Em Lisboa a competição, que envolve os campeonatos da capital e os de Setúbal, terão o simbolismo de serem os mais antigos campeonatos regionais de marcha do país. A primeira edição teve lugar em 1983, na zona de Belém, apadrinhada pelos catalães Josep Vinuesa (uma saudação especial para este nosso amigo que vive na Argentina) e Eduardo Amoros e em que a principal referência da marcha portuguesa era o grande José Pinto, que representava o Clube de Futebol “Os Belenenses”.

Então, tal como nos dias de hoje, a prova é organizada pela Associação de Atletismo de Lisboa que, numa medida justíssima, voltou a dar o nome de “Aires Denis” à prova, em homenagem ao dirigente que, verdadeiramente, foi o grande impulsionador da especialidade em Lisboa e no país, tendo integrado a Direção da AAL nos tempos em que Mário Paiva (o nosso muito obrigado pelo seu apoio!) era o seu presidente.

As provas, que contarão com a presença de juízes dos painéis nacionais de Lisboa e de Setúbal, alguns internacionais, serão disputadas num circuito de 1000 metros, em piso asfaltado em redor do Estádio Universitário de Lisboa, e terão início às 14h00, com a realização das competições masculina e feminina de 1 km para benjamins. A série seguinte de partidas, dez minutos depois, inclui a prova de 3 km para infantis. Pelas 14h35 será a vez de partirem os atletas juvenis e veteranos (5 km) e os juniores e seniores (10 km). O último tiro está marcado para as 15h55, quando saírem os participantes nas provas masculinas e femininas de 4 km.

Em Leiria, no dia 5, a organização caberá ao Leiria Marcha Atlética Clube que inserirá os Campeonatos de Leiria, Santarém, Coimbra e Castelo Branco no seu 5.º Challenge de Leiria em Marcha Atlética, sendo que as provas serão também disputadas num circuito de 1000 metros, situado no parque de estacionamento do Estádio Municipal de Leiria, e com a presença de juízes dos principais painéis da especialidade e onde se incluem três internacionais.

Pelas 9h00 terá início a primeira e principal série de partidas, com a realização das provas de 10 km, destinadas aos escalões de juniores, seniores e veteranos e de 5 km juvenis (Challenge e Distritais), e ainda prova extras de 5 km (juvenis) e 20 km (absolutos e veteranos). A série seguinte de partidas, destinadas aos escalões jovens, terá início pelas 10:45 (4 e 5 km iniciados), 11h15 (3 km infantis) e 11h35 (500 m benjamins).

Regulamentos das provas na secção «Docs», aqui.