quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

Campeonatos de Espanha de 50 km marcha vão ter lugar em Torrevieja


O cartaz do evento com a figura de Luis Manuel Corchete.
A Federação Espanhola de Atletismo agendou no seu calendário de competições para 2020 a data de 16 de fevereiro para a realização dos 88.os Campeonatos de Espanha de 50 km marcha, e onde se incluem, igualmente, os campeonatos Sub-16, Sub-18 e Sub-20, evento que terá lugar na cidade de Torrevieja, banhada pelo Mar Mediterrâneo, localizada na província de Alicante, Comunidade de Valência.

O cartaz da prova evidencia, em plano de destaque, a figura do marchador Luis Manuel Corchete, atleta internacional que representou o seu país em Taças da Europa e do Mundo de Marcha, contribuindo para a conquista de medalhas pela seleção espanhola. Em Portugal participou, nomeadamente, em 2011, na Taça da Europa de Marcha (Olhão) e em 2013, nos Campeonatos Nacionais de Marcha (Montijo).

Jesús Ángel García Bragado, com os seus 50 anos de idade, será uma das grandes figuras da competição, ele que detém o recorde de participações em Jogos Olímpicos, nada menos de sete, e prepara-se para realizar os seus últimos Jogos, no próximo ano, em Sapporo. Nos campeonatos deste ano, em El Vendrell, realizou a marca de 3:57:23. Os mínimos para a distância, que garantem o acesso imediato aos Jogos Olímpicos, são de 3:50:00 mas Bragado não deverá ter problemas em acedê-los já que atualmente se situa na posição 38 do ranking mundial (a quota é de 60 atletas) e há que ter em conta que antes dele estão 8 japoneses e 7 chineses, podendo participar apenas três atletas por país. Além do mais, a federação espanhola já o nomeou como um dos imprescindíveis para os JO 2020 atenta a sua excelente prestação nos Mundiais de Doha onde se classificou na oitava posição.

O nosso país tem uma ligação afetiva com Espanha no que toca à marcha atlética pois não devemos esquecer que nos primeiros anos de atividade da especialidade em Portugal, na década de 70 e 80, foram várias as deslocações de atletas nossos a vários pontos de Espanha, desde os encontros de seleções de Barcelona-Madrid-Lisboa às participações de atletas jovens em Madrid, passando pelas presenças em Campeonatos de Espanha de 50 km e nos Grandes Prémios de L’Hospitalet, onde José Pinto era o atleta mais em foco.

Mais informações no «site» do Club Atletismo Torrevieja, aqui.