sábado, 11 de janeiro de 2020

Campeonatos do Algarve/G.Prémio/Troféu Ana Cabecinha este sábado, em Pechão

Cartaz do evento e foto no facebook Ana Cabecinha Atleta Olímpica
Montagem: O Marchador

Pechão vai ser hoje (11/1) o centro das atenções da marcha atlética com a realização dos Campeonatos do Algarve, numa organização conjunta da Associação de Atletismo do Algarve e do Clube Oriental de Pechão, esta agremiação do concelho de Olhão a levar também a efeito o seu 12.º Grande Prémio e o 6.º Troféu Ana Cabecinha, aqui em homenagem à ilustre representante algarvia da especialidade.

As provas serão disputadas num circuito (em piso asfaltado) de 500 metros e terão início às 15h30, com a realização das competições masculina e feminina de 5 km para os escalões de Sub-18, Sub-20, Seniores e Veteranos. A série seguinte de partidas, quarenta minutos depois, inclui a prova de 3 km para infantis (Sub-14) e iniciados (Sub-16). O último tiro está marcado para as 16h30, quando saírem os mais jovens participantes do evento, os benjamins B (Sub-12) e os benjamins A (Sub-10) na distância de 1 km.

O Algarve é um distrito com muita tradição na marcha atlética e um dos sete onde o número de praticantes na disciplina é realmente assinalável. O primeiro grupo de especialistas surgiu no início da década de 80, com Hélder Oliveira a ser o seu primeiro grande embaixador. Vice-campeão nacional em 1981, nos 20 km marcha, em representação do Sporting Clube Olhanense, viria a participar nos Jogos Olímpicos de Seul, em 1988, e atualmente é técnico desportivo na Câmara Municipal de Olhão onde, entre outras atividades, desenvolve, com sucesso, um programa de caminhadas e é o principal dinamizador de um numeroso grupo de entusiastas que dá pelo nome de “Mexe-te Mó”.

Dos outros dois marchadores algarvios que representaram o país em Jogos Olímpicos, ambos do município de Olhão, Jorge Costa participou em Atenas (2004) e ainda hoje colabora assiduamente em atividades da marcha, e Ana Cabecinha que se classificou sempre nos oito primeiros lugares dos últimos três Jogos Olímpicos – Pequim, Londres e Rio de Janeiro. Finalmente, uma palavra de reconhecimento para dois dos mais dinâmicos treinadores algarvios da atualidade: Paulo Murta e Hélder Bacalhau.

São 117 os atletas inscritos, de 8 clubes, cuja lista pode ser consultada aqui.