quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

Valeria Pedetti e Ivan Pushkin designados os melhores veteranos europeus 2018

Ivan Pushkin (Ucrânia, M85) e Valeria Pedetti (Itália, W40).
Fotos: Emmanuel Tardi e Libertas Orvieto (arq.).
Montagem: O Marchador

A italiana Valeria Pedetti, da categoria W40, e o ucraniano Ivan Pushkin, M85, foram hoje eleitos pela Associação Europeia de Atletismo Master (EMA) como os melhores marchadores europeus do ano de 2018.

De acordo com a informação da EMA, Valeria Pedetti, de 44 anos (passou à categoria W45 em 15-10-2018), conquistou um total de 7 medalhas (4 de ouro, 2 de prata e 1 de bronze) nos Campeonatos da Europa (Madrid e Alicante) e do Mundo (Málaga) realizados durante a referida temporada. No passado dedicou-se à corrida, tendo enveredado pela marcha atlética há sete anos, uma paixão que partilha com as suas duas filhas. Treinada por Romolo Pellicia, também ele marchador e recordista mundial da categoria M80, realiza as suas sessões de treino de manhã bem cedo.

Ivan Pushkin, atleta nascido em 1930, completou 88 anos em 30 de Junho passado, tendo vencido todas as competições internacionais na sua faixa etária. Acumulou 6 medalhas de ouro em 2018, 3 nos Europeus (Madrid e Alicante) e 3 no Mundial (Málaga). Apesar da sua idade, participou nos vários campeonatos nacionais no seu país e ainda em dois eventos internacionais disputados na Bielorrússia. Desde 2015 (Lyon) detém o recorde do mundo da categoria nos 10 km marcha em estrada.

A nível global do atletismo europeu, a escolha dos melhores atletas pela EMA recaiu sobre a francesa Pétra Bajeat, W50, especialista de saltos, e o letão Valdis Cela, M70, especialista em provas combinadas.

Fonte: EMA