sábado, 26 de janeiro de 2019

Gioiosa Marea (Messina) recebe os Campeonatos de Itália em estrada

A saudosa Anna Rita Sidoti no cartaz do evento em Gioiosa Marea.
Montagem: O Marchador

Terão lugar no próximo domingo (27/1), a partir das 8:00 horas, na cidade de Gioiosa Marea, na província de Messina, os campeonatos italianos de marcha atlética nas distâncias de 50 km (seniores) e de 20 km (juniores e masters), oportunidade para recordar a grande atleta mundial que foi Anna Rita Sidoti (campeã europeia e mundial), que aqui nasceu, prematuramente desaparecida, com a avenida onde se disputam as provas a ter o seu nome.

Na principal prova masculina (50 km) estão inscritos 12 atletas, entre os quais o melhor especialista transalpino da atualidade, Marco De Luca, com 3:44:57, marca estabelecida no Mundial de Nações, que se disputou em Roma, em 2016, no qual classificou-se na terceira posição. Alguns dos participantes, e provavelmente o próprio De Luca, farão um teste parcial tendo em vista a Taça da Europa que se realizará na cidade lituana de Alytus. Massimo Stano, quarto nos 20 km dos Europeus de Berlim, a apenas um segundo do pódio, fará os 35 km.

Para os 50 km femininos estão inscritas 8 atletas com destaque para as presenças de Eleonora Anna Giorgi, recordista italiana dos 20 km e que apostará, para já, num teste de 35 km com vista à sua pretendida participação nos 50 km de Alytus, e de Mariavittoria Becchetti, 10.ª nos Europeus de Berlim com um recorde pessoal de 4:31:41 e da campeã em título, Beatrice Foresti, ambas pré-selecionadas para a Taça da Europa na distância maior e que, por isso mesmo, se resguardarão para os 35 km.

O programa de competições inclui ainda provas para o escalão Sub-18, na distância de 10 km, a primeira jornada dos campeonatos italianos de equipas, nos 20 km seniores e Sub-23, e ainda os campeonatos para as categorias master sobre 20 km.

Da equipa de juízes de marcha há a referir a presença dos internacionais Mara Baleani (Itália), Luis Maroto (Espanha) e José Dias (Portugal).