sábado, 23 de setembro de 2017

27.º Grande Prémio de Marcha Atlética “Prof. Ivo da Silva” (resultados)

Partida da principal prova masculina, o pódio feminino e Ivo da Silva.
Fotos: fb Marcha Atlética Brasil
Montagem: O Marchador
Teve lugar no fim-de-semana passado (dia 16) mais uma edição do Grande Prémio de Marcha Atlética “Professor Ivo da Silva” - e já se contabilizam nada menos de 27 edições – disputada na Pista de Atletismo do Parque Ramiro Ruediger, em Blumenau, Santa Catarina, região das mais prósperas na atividade da especialidade no Brasil e onde, a par das competições levadas a efeito, têm sido também fomentadas ações de formação na área técnica e do ajuizamento.

Como tem sido usual, dois atletas da região destacaram-se nas principais provas do programa. Moacir Zimmermann e Nair da Rosa (ambos de Blumenau) venceram, o primeiro nos 10.000 metros marcha, com o tempo de 42.58,9, e a segunda nos 5.000 metros com a marca de 24.41,0. As provas foram ajuizadas por Rosangela Sloboda (juíza-chefe), Eliane Aparecida Lehmkuhl, Maria Estela Kuhn, Nelson Kuhl e Adailton José Minatti.

Moacir integrou a delegação brasileira nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, tendo participado na prova dos 20 km marcha. Nair, campeã pan-americana dos 50 km femininos (Lima/Perú) e detentora do recorde sul-americano na distância, fez parte do restrito (e histórico) grupo de atletas que participaram, pela primeira vez integrando esta especialidade, nuns mundiais, em Londres, em agosto último.

Mas quem, é Ivo da Silva, o organizador do evento (diretor da competição), personalidade de destaque na marcha atlética do país irmão e que, ano após ano, tem dinamizado fortemente a atividade?

Na década de oitenta, por proposta do próprio Ivo da Silva, foram introduzidas competições de marcha atlética no calendário de provas da Federação Catarinense de Atletismo. Era, então, o coordenador do atletismo da Prefeitura de Blumenau, em Santa Catarina. E passou a ser o responsável pelo atletismo na Federação do seu Estado e, paralelamente, devido à sua função de professor de Educação Física na Universidade de Blumenau, integrou a marcha atlética como disciplina de pleno direito nas aulas por si ministradas conseguindo com isso, a adesão de alguns dos seus alunos.

Ivo da Silva, cujo trabalho por si realizado, leva-nos a felicitá-lo vivamente, deu os seus primeiros frutos a partir de 1985, especialmente com Sérgio Gualdino que conquistou vários títulos nacionais e alguns sul-americanos, participando nos Jogos Olímpicos de Atlanta (1996), nas provas dos 20 e 50 km marcha. Mas foi em 1993 que este talentoso atleta de Blumenau conquistaria o primeiro resultado de excelência da marcha atlética brasileira em grandes eventos internacionais. Aconteceu nos campeonatos mundiais de atletismo, em Estugarda, o segundo dos seis em que participou, onde classificou-se na sexta posição da prova dos 20 km marcha com um novo recorde do Brasil (1:23:52). Seria o coroar de uma longa atividade internacional iniciada nos mundiais de Sub-20, em 1988, e cessada na Taça do Mundo de Marcha, em 2006.

Resultados completos do evento, aqui.