quarta-feira, 12 de junho de 2013

Juízes internacionais elogiaram capacidade organizativa de Cheboksary

Maris Peterson, Nicola Maggio, Maurizio Damilano,
Frederic Bianchi e Peter Marlow. Foto: Cheboksary Online.
Os Campeonatos da Rússia de marcha atlética, que decorreram no passado fim-de-semana em Cheboksary, capital da República da Chuvasquia, tiveram a presença de três juízes do painel internacional da IAAF, todos com comprovada experiência em competições do mais elevado nível mundial.

Os responsáveis do atletismo russo têm considerado como fator muito positivo na monotorização da qualidade técnica dos marchadores nacionais, o trabalho desenvolvido pelos juízes internacionais. De facto, desde, 2006, pelo menos, quando, nesse ano tiveram lugar os campeonatos nacionais, em Saransk, tem sido esse o caminho seguido, de forma ininterrupta.

Após a realização das competições, os oficiais internacionais, convidados a expressar as suas impressões, foram unânimes em considerações positivas, quer sobre o evento, quer sobre a qualidade de anteriores organizações. Resumimos, aqui, as suas declarações, veiculadas na página oficial de informação.

Maurizio Damilano (presidente do Comité de Marcha da IAAF, campeão olímpico em Moscovo, 1980):

“ Há 5 anos, Lamine Diack, presidente da IAAF, elogiou o altíssimo nível da Taça do Mundo. A organização do evento deste ano cotou-se, uma vez mais, num patamar de excelência. Alegra-me verificar que na Rússia está a surgir uma nova geração de talentosos marchadores e, também, de novos treinadores, casos das olímpicas Olimpiada Ivanova e Elena Saiko. Creio que, no futuro, alguns dos seus atletas terão sucesso internacional ”.

Maris Peterson (membro do Comité de Marcha da IAAF e da Comissão de Marcha da EAA, juiz internacional):

“ Cheboksary é um dos principais pólos de desenvolvimento da marcha atlética no mundo. Nasci na Letónia mas sinto-me muito bem nesta cidade, a minha segunda casa. Quando era atleta competi, muitas vezes aqui, e como treinador tive a felicidade de 14 dos meus alunos concluírem, com êxito, os seus cursos. Estou convicto que Cheboksary terá todas as condições para a realização de grandes eventos internacionais. Desejo que apareçam outros grandes nomes da especialidade, seguindo a tradição dos grandes atletas de craveira internacional, aqui nascidos, casos de Elena Nikolaeva, Olimpiada Ivanova, Vladimir Andreev, Alina Ivanova, entre outros. “ 

Peter Marlow (membro do Comité de Marcha da IAAF, atleta olímpico em 1972, juiz internacional):

“ O desporto na Chuvasquia é levado muito a sério. Cheboksary tem todas as condições para a realização das mais importantes competições da especialidade. É a 7.ª vez que venho a esta maravilhosa cidade e sinto-me como se estivesse na minha casa. Esforços conjugados possibilitarão a concretização dos nobres objetivos, propostos pelas entidades oficiais. “

Frederic Bianchi (membro da Comissão de Marcha da EA, e juiz internacional):

“ Em 2003, na minha primeira visita a Cheboksary, fiquei realmente impressionado com a qualidade organizativa da Taça da Europa de Marcha, sem dúvida, o melhor evento desportivo mundial a que assisti. A beleza da sua cidade, e a hospitalidade das suas gentes, também me cativaram. Dispõe de excelentes condições para acolher grandes competições internacionais. “

Nicola Maggio (Juiz internacional):

“ É a minha segunda presença nesta cidade. Nunca esquecerei o momento da minha primeira visita, em 2003. Fui recebido por acordeonistas, entoando canções folclóricas, e por senhoras trajadas a rigor com lindas vestes, segundo a tradição local, e segurando uma bandeja com pão e sal, sinal de hospitalidade e generosidade. Foi uma fantástica e única experiência. Na minha opinião, Olimpiada Ivanova e Elena Nikolaeva foram algumas das melhores tecnicistas mundiais de todos os tempos”.