sábado, 8 de junho de 2013

Atletismo neozelandês de luto por marchadora

Lesley Cantwell, nos Campeonatos de
Atletismo da Nova Zelândia, em Março
deste ano. Foto: Macspeed
A notícia correu mundo e dava conta de um acontecimento trágico: duas horas após concluir a prova de 5000 m marcha femininos dos Campeonatos da Oceânia de Atletismo, que estão a decorrer no Taiti, a marchadora neozelandesa Lesley Cantwell foi transportada de urgência para um hospital de Papeete (a capital), onde deu entrada em estado de coma. Quando se encaminhava para o pódio a fim de receber a medalha referente à vitória naquela prova, terça-feira passada, Cantwell sentiu-se indisposta e desmaiou, sendo de imediato transportada para o hospital, onde lhe foi detectado um derrame cerebral.

A atleta de 26 anos, integrante da equipa da Nova Zelândia a participar naqueles campeonatos continentais multiescalões, veio a falecer esta sexta-feira, pouco depois da chegada de familiares vindos da Nova Zelândia.

Logo nas primeiras horas após o incidente no estádio, o pai de Lesley Cantwell declarara à imprensa ter sido informado de que a filha tinha um abcesso cerebral, mas que o problema não tinha sido causado pelo calor nem por desidratação, uma vez que tinha tomado as necessárias cautelas para enfrentar as condições de treino e de competição no Taiti.

Numa declaração emitida sexta-feira, o director executivo da Federação Neozelandesa de Atletismo, Scott Newman, afirmou: «Este é um momento de tristeza para a família, os amigos e os colegas de Lesley. Será recordada com pesar por todos quantos a conheceram no mundo do atletismo, mas em particular pela fraterna comunidade dos marchadores.»

A vitória de Lesley no Taiti fora a mais importante da carreira da atleta, sendo igualmente um impulso significativo nas aspirações da marchadora à selecção do seu país com vista aos próximos grandes compromissos internacionais.

Para além de vencer esta prova de 5000 m dos Campeonatos da Oceânia, com um novo recorde pessoal de 25.39,79 m, Lesley Cantwell tinha registado, no corrente ano, o segundo lugar nos nacionais de 20 km (1.51.26) e o terceiro nos nacionais de 3000 m (14.35.40), em ambos os casos também com recordes pessoais.


Lesley Cantwell deixa uma filha de três anos, Brooke, em cujo nome foi aberta uma conta bancária para receber donativos.