segunda-feira, 11 de março de 2013

Passados 20 anos os campeonatos regressam ao Montijo

Vista parcial da avenida Luís de Camões.
Foto: José Ganso.
Os 29.os Campeonatos de Portugal de Marcha Atlética, em estrada, a ter lugar no Montijo, no próximo sábado (16 de março), serão um acontecimento nacional marcante para a especialidade, juntando um número expressivo de marchadores.

Coube ao Ginásio Clube do Montijo a formalização da candidatura junto da Associação de Atletismo de Setúbal e esta, por sua vez, apresentou oficialmente a proposta junto da Federação Portuguesa de Atletismo. Pelo apurado pelo blogue "O Marchador", o circuito, com o perímetro de 1 km, compreenderá as avenidas Luís de Camões e Infante Dom Henrique, traçado similar a outros eventos de marcha, realizados na cidade. A autarquia do Montijo constituirá um suporte importante na organização dos campeonatos.

A edição deste ano terá ainda a particularidade da presença, entre nós, dos especialistas espanhóis de 50 km, alguns, experientes e talentosos atletas, com provas dadas a nível internacional, disputando os seus campeonatos, pela primeira vez, fora de portas. Albert Charlot, do RCD Espanõl, foi o primeiro campeão espanhol, no ano de 1922.

A cidade do Montijo já recebeu as edições de 1988 e 1993 e, em ambas as ocasiões, a crítica foi favorável, realçando-se a competência organizativa, os momentos emocionantes que marcaram a luta pelos lugares cimeiros nas principais competições, e a presença de atletas estrangeiros no primeiro dos eventos (franceses e gregos). Figuram, certamente, na lista dos melhores campeonatos de sempre.

Ilustre desportista do Montijo, Isilda Gonçalves é a alvo de homenagem nos campeonatos deste ano pela Federação Portuguesa de Atletismo e Associação de Atletismo de Setúbal, sendo-lhe dado o nome ao Torneio Nacional Marchador Jovem, destinado aos escalões de infantis e iniciados.

Na década de noventa, foi presença assídua nas seleções nacionais, destacando-se a participação nos Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992. Naquele período conquistou seis títulos nacionais de estrada, cinco deles consecutivamente, de 1990 a 1994. Francisco Mariano, um dos nomes ligados à organização dos campeonatos deste ano, foi o seu treinador.

Aceda ao regulamento e programa dos campeonatos aqui.