terça-feira, 12 de março de 2013

Dados marcantes dos Campeonatos de Portugal (estrada) - II

Cacia 1998: Susana Feitor entrega o «Troféu O Marchador»
aos jovens especialistas - Mónica Gonçalves (CN Rio Maior),
Paula Flor (AC Alfenense) e Daniel Estêvão (JD Fontainhas).
Foto: João Ruela
INICIADOS: 1987 a 2012

Este escalão, principalmente no setor feminino, está bem representado nos lugares mais altos do pódio, por atletas que, nos tempos de hoje, são figuras de primeiro plano a nível internacional casos de Inês Henriques, vencedora em 1994 e 1995, Vera Santos, em 1996, e Ana Cabecinha, em 1999.

Rita Silva, atleta do CCR Válega (Aveiro) sagrou-se vencedora da edição inaugural, então disputada na distância de 2 km que se manteria sem alteração até 1993. O recorde dos campeonatos é pertença de Vera Santos, com 20.00 minutos nos 4 km (1996). Carolina Costa, do CO Pechão, filha do conhecido atleta internacional, Jorge Costa, venceu a edição do ano passado. O recorde de participantes femininos foi estabelecido em Olhão, na edição de 2010, com 31 atletas.

No setor masculino, Luís Margalho, do UNMT Montijo, um dos clubes pioneiros da atividade da marcha no distrito de Setúbal, foi o primeiro vencedor (Ílhavo), quando a distância ainda era realizada sob 3 km. Hélder Leitão, do CA Baixa da Banheira é o recordista da competição, com o tempo de 19.41, nos 4 km. Ponte de Sor, em 2000, regista o recorde de participantes: 31.

A partir de 1997, com a edição dos campeonatos, levada a efeito em Benavente, o boletim “O Marchador”, com a colaboração da Federação Portuguesa de Atletismo, instituiu para os participantes no Torneio Nacional Marchador Jovem, um prémio destinado a galardoar três atletas dos escalões de infantis e iniciados que, independentemente das classificações e dos resultados obtidos, se tivessem destacado pela técnica mais cuidada e mais de acordo com as regras da especialidade.

Nas cerimónias de premiação, eram convidados a proceder à entrega dos respetivos troféus, antigos e atuais atletas. José Pinto e Susana Feitor, entre outros, figuras de referência para os mais jovens praticantes, fizeram-no. A feliz iniciativa prolongou-se durante várias edições dos campeonatos, não se realizando actualmente.