domingo, 9 de fevereiro de 2025

Veteranos espanhóis Aledo e Morales batem recordes do mundo M45 nos 3.000 m marcha em pista curta

Nacho Aledo e Iván Morales. Fotos: Nacho Aledo/RFEA e Federación Galega de Atletismo.
Montagem: O Marchador

Em Espanha, os Campeonatos de Atletismo Master da Galiza, em Ourense, e da Comunidade Valenciana, em Valência, realizados no mesmo fim de semana (1 e 2 de fev.), estiveram em evidência pela queda de 2 recordes do mundo (sujeitos a ratificação) da categoria M45 na prova de 3.000 metros marcha em pista curta (recinto coberto).

No sábado (dia 1), na pista da Expourense, em Ourense, os campeonatos abriram com Juan Manuel (Iván) Morales del Castillo, atleta do Marineda Atlético, a obter 11:57.05, marca que suplanta significativamente o anterior registo, 12:14,77 do também espanhol Miguel Angel Prieto (17/03/2011 em Gent, Bélgica).

No domingo (dia 2), na pista do Palacio Luis Puig, em Valência, Jose Ignacio (Nacho) Aledo Romera, do Atletismo Albacete, com 11:47.46, retirou mais uma fatia, cerca de 10 segundos, à marca de Morales del Castillo, fixando, para já, o recorde do mundo da categoria. Recorde-se que em dezembro do ano passado, Aledo tinha já batido o recorde mundial da mesma distância e faixa etária, mas em pista ao ar livre, em Castellón, com 11:43.91.

Mais desenvolvimentos são esperados no futuro próximo da parte dos marchadores veteranos espanhóis, em particular na participação nos Campeonatos do Mundo de Atletismo em Pista Curta, a disputar no mês de março (23 a 30), na Florida, Estados Unidos da América.