O trajecto previsto para os 20 km marcha em Roma e os campeões olímpicos Massimo Stano e Antonella Palmisano. Imagens: LOC Roma 2024 e European Athletics. Montagem: O Marchador |
Pela primeira vez desde os Mundiais de Pequim, em 2015, ou desde os Europeus de Gotemburgo, em 2006, as provas de marcha atlética em Roma (2024) vão terminar na pista do Estádio Olímpico com os participantes dos 20 km marcha a serem aplaudidos à sua chegada por uma autêntica multidão.
Para os atuais campeões olímpicos na disciplina, Massimo Stano e Antonella Palmisano, a decisão tomada não poderia deixar de ser a melhor para estes dois atletas italianos de top mundial, que vão despedir-se do seu público antes de se concentrarem no seu principal objetivo da época – a defesa do título olímpico.
Note-se, também, que a primeira final do evento, que se realizará de 7 a 12 de junho do próximo ano, os 20 km marcha femininos, no dia 7, uma sexta-feira, também poderão marcar a conquista da primeira medalha para o país anfitrião.
“A chegada ao estádio será muito bonita. Fico até arrepiada só de pensar nisso e espero todo o carinho dos que vão estar dentro e fora do estádio a apoiar-nos”, disse Palmisano.
“Nem imagino o que seria entrar no Estádio Olímpico na primeira posição, o único título que me falta conquistar. Quando competi nos Mundiais de Pequim, em 2015, onde fui 20º. Então, fiquei emocionado ao ver o estádio lotado e recebendo um grande aplauso”, afirmou Stano, que sonha repetir a proeza do seu compatriota Maurizio Damilano, quando este ganhou o título mundial de 1987, competição precisamente disputada em Roma.
A partida será dada no Obelisco do Foro Itálico, grande atração turística da capital italiana, encaminhando-se os participantes até à não menos famosa Piazza della Fontana del Globo, onde percorrerão por 19 vezes o fascinante circuito de 1 quilómetro antes de se dirigirem ao Estádio a fim de completarem os últimos 400 metros.
Fonte: European Athletics