sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

Braga recebe os Campeonatos Nacionais de Sub-18 em pista coberta, com poucos atletas inscritos nas provas de marcha

Foto: AA Braga. Montagem: O Marchador

O Altice Forum Braga vai receber novamente os Campeonatos Nacionais de Sub-18 (Juvenis) de pista coberta, que decorrerão neste fim-de-semana (4 e 5 de fevereiro) naquela que é uma das mais importantes competições nacionais nessa faixa etária.

As provas de marcha vão ter lugar na jornada de sábado, os 5.000 metros masculinos pelas 16:40 horas e os 3.000 metros femininos pelas 18:05 horas, com a implementação da zona de penalização e com a atuação de 5 juízes especialistas de marcha e de uma juiz-chefe gestora, todos integrados nos painéis nacionais de Grau A e B.

O evento, que foi introduzido no ano de 2015, vai para a sua 7.ª edição (em 2021 não teve lugar) e são recordistas dos campeonatos, no setor masculino, Pedro Dias (CO Pechão) com 22:49,84, e no setor feminino, Catarina Torres (Sporting CP) com 14.29,54, marcas estas que se antevê poderem ser melhoradas. Ricardo Vendeira (Maratona do Montijo), com 21.18,37 (Espinho, 1998), e Susana Feitor (CN Rio Maior), com 12.42,1 (Braga, 1992), são os atuais recordistas nacionais.

Com a inscrição de apenas 6 atletas para cada uma das provas de marcha (e os mínimos de participação até são perfeitamente acessíveis, masc. 29:30.00 e fem. 18:00.00), números realmente bem abaixo do que seria satisfatório, principalmente para este escalão etário, infelizmente uma tendência que se vem verificando nos últimos anos, chega-se à conclusão que os responsáveis do setor que gere os destinos da especialidade na FPA têm de fazer uma séria reflexão sobre o que está a motivar este nítido decréscimo do número de praticantes.

A propósito da realização, em breve, de outro evento nacional, Jorge Vieira, presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, dizia que “investir nas crianças é garantir o futuro” o que, no caso da especialidade da marcha atlética no nosso país, com várias medalhas conquistadas no plano internacional, o futuro não se apresenta radioso.

Consulte as listas de atletas inscritos nas provas de marcha, a masculina [aqui] e a feminina [aqui].