terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Madrid acolherá o Europeu de Veteranos indoor em 2018

Jerzy Krauze, vice-presidente da EMA, e Raúl Chapado Serrano,
presidente da RFEA, quando da visita técnica no mês passado
ao Centro Desportivo Municipal de Gallur, Madrid.
Fotos: EMA. Montagem: O Marchador
O Conselho da Associação Europeia de Masters (EMA) decidiu atribuir a Madrid a organização dos décimos segundos Campeonatos Europeus de Veteranos em pista coberta, competição destinada a atletas com 35 ou mais anos de idade, separados por grupos de escalões a cada cinco anos e que terá lugar de 20 a 25 de março de 2018 na pista do Centro Desportivo Municipal de Gallur.

Já se adivinharia como de muito difícil a tarefa de outra das candidaturas apresentadas, a de Pombal, no distrito de Leiria, face às inigualáveis condições apresentadas pela autarquia de Madrid, às infraestruturas de excelência e à capacidade de organização. Iniciada a sua construção em 2008 os trabalhos da pista foram concluídos definitivamente em 2016 com um custo estimado de quase dois milhões de euros.

A Espanha já acolheu em duas ocasiões o evento – San Sebastian nos anos de 2003 e 2013, prevendo-se que a competição gere um impacto económico de 9,4 milhões de euros atendendo a que estarão na capital espanhola cerca de 10.000 pessoas, entre atletas e acompanhantes. A anterior edição teve lugar em Ancona, Itália, em 2016.

Não faltam atividades internacionais aos veteranos. Este ano, em Daegu, na Coreia do Sul, terão lugar de 19 a 25 de março os mundiais de pista coberta, a 30 de abril em Montescatano, Espanha, ocorrerão os europeus de montanha, de 27 de julho a 6 de agosto em Aarhus, na Dinamarca, será a vez dos europeus de pista ao ar livre e a 10 de setembro o Campeonato da Europa de Maratona em Varsóvia, na Polónia.