quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Índia de olhos postos no futuro

Campeonatos, seminário e marcha para a saúde em Nova Deli, Índia.
Imagens enviadas por Pierce O'Callaghan
Montagem: O Marchador
A Federação de Atletismo da Índia (AFI) levou a efeito no passado fim-de-semana um seminário sobre marcha atlética onde foram abordadas as componentes da estrutura organizacional e do ajuizamento.

A iniciativa traduz uma forte aposta da federação indiana na especialidade e acompanha os sinais positivos que os marchadores indianos vão dando mostras no plano internacional nos últimos tempos, principalmente nos 20 km masculinos e de que são bons exemplos a conquista da primeira medalha de ouro em Campeonatos da Ásia, os de 2016 (Gurmeet Singh), um 10.º lugar nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012 (Irfan Kolothum Thodi), e um 13.º lugar nos Jogos do Rio de Janeiro, em 2016 (Manish Singh).

Nos recentes campeonatos nacionais de marcha, realizados pela AFI, com a sponsorização da Max Bupa, foram atribuídos, pela primeira vez em eventos desta natureza, prémios monetários de montante muito significativo aos melhores classificados nas três provas olímpicas. O valor dos mesmos ultrapassou a fasquia dos cinco mil euros. 6 atletas nas provas dos 20 e 50 km masculinos obtiveram os mínimos exigidos para os campeonatos mundiais de Londres, em agosto próximo. A seleção indiana é orientada tecnicamente pelo russo Alexander Artsybashev.

Em conjugação com os campeonatos nacionais, cerca de 10.000 pessoas participaram numa atividade de marcha associando a prática desportiva aos benefícios, manifestamente comprovados, para a saúde dos seus praticantes.

O seminário, que contou com a participação de 30 agentes desportivos (número que a organização estabelecera como máximo) propiciou a que tivesse lugar uma certificação para juízes especialistas de marcha permitindo o acesso ao painel nacional de grau 1. Foram realizados exames escritos e de vídeo, estes com base na visualização de imagens extraídas de competições internacionais.

A atividade foi coordenada pelo irlandês Pierce O'Callaghan, membro do principal painel de juízes internacionais de marcha da IAAF, juiz com vasta experiência na área e que já atuou nos últimos três Jogos Olímpicos estando ainda nomeado para os mundiais de Londres e para a Taça da Europa de Marcha, em Podebrady, na República Checa, aqui na qualidade de juiz-chefe. Também colaborante nos trabalhos esteve presente outro irlandês, Shaun Gallagher, membro do painel europeu de especialistas. Atuou em 2015 no prestigiado Grande Prémio Internacional de Rio Maior e está nomeado para os europeus de Sub-23 que terá lugar na cidade polaca de Bydgoszcz, em julho deste ano.

"A marcha atlética na Índia terá um grande futuro se os dirigentes quiserem", sublinhou Pierce O'Callaghan.