terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Japão investe no ajuizamento

Imagens do seminário em Kobe. Fotos: Tomoya Ishii e Echo Yeung
Montagem: O Marchador
Por ocasião dos campeonatos japoneses de 20 km marcha que tiveram lugar este fim-de-semana em Kobe, a federação japonesa de atletismo organizou um seminário para juízes especialistas de marcha tendo principalmente como foco de atenções a atualização de conhecimentos, quer no plano teórico quer nas suas diversas componentes práticas.

Esta é uma prática usual da JAAF que nos últimos anos tem levado a efeito uma série de ações na matéria, com a colaboração de juízes internacionais que habitualmente são chamados a atuar nos seus principais eventos e, particularmente, nos que permitindo a validação dos resultados obtidos apuram atletas para as principais competições mundiais (Jogos Olímpicos e Campeonatos do Mundo), por via da obrigatoriedade da presença de três elementos dos painéis de juízes de marcha da IAAF.

O seminário deste ano foi ministrado por Rolf Muller (Alemanha), Khoo Chong Beng (Malásia) e Echo Yeung (Hong-Kong). Aos participantes foi distribuída diversa documentação, de caráter informativo e científico.

No sábado, 18 (primeiro dia dos trabalhos), foram visualizadas imagens de vídeos extraídas dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, seguindo-se ampla discussão. De seguida, abordou-se o tema do «pit lane».

No domingo, após a realização das competições, os participantes puderam assistir às imagens produzidas nas provas dos campeonatos japoneses, normalmente a cargo de uma equipa de especialistas na área do audiovisual da JAAF, liderada por Koji Hoga Miura e a que o próprio comentou, e á análise das folhas de ajuizamento dos juízes de marcha que atuaram no evento. Seguiu-se uma ampla e produtiva discussão.

Colaboração: Tomoya Ishii