terça-feira, 26 de abril de 2016

Seleção de Portugal no mundial de nações de marcha – Roma 2016

A Federação Portuguesa de Atletismo anunciou hoje a constituição da seleção nacional que tomará parte em Roma, nos próximos dias 7 e 8 de Maio, no Campeonato do Mundo de Nações de Marcha Atlética, divulgação feita com considerável atraso face à data indicada para o efeito nos critérios que definiu, ou seja, 19 de Abril. No caso particular dos 50 km também não foi observada a data de divulgação dos pré-selecionados (30 de Março), cuja peça do blogue «O Marchador» pode ser relida aqui.

A seleção divulgada é a seguinte:

20 km masculinos
João Vieira (Sporting CP), Sérgio Vieira (SL Benfica) e Miguel Carvalho (SL Benfica);

20 km femininos
Ana Cabecinha (CO Pechão), Inês Henriques (CN Rio Maior), Vera Santos (Sporting CP), Susana Feitor (Leiria MA) e Daniela Cardoso (Leiria MA);

50 km masculinos
Pedro Isidro (SL Benfica);

10 km sub-20 femininos
Carolina Costa (CO Pechão).

São 10 os atletas indicados para Roma, a mais pequena delegação de há 23 anos para cá. Decorria o ano de 1993 e o evento teve lugar em Monterrey, no México, apenas com a participação das senhoras, depois dos homens terem sido considerados, injustamente, não merecedores de representar Portugal. Curiosamente, o agora presidente da federação, Jorge Vieira, era então Diretor-Técnico Nacional.

Sérgio Vieira e Miguel Carvalho, se bem que detenham marcas de referência para os 50 km, foram selecionados para os 20 km sem que cumpram com os critérios exigidos pela FPA para esta prova (1.25.00 no período de 22 de Agosto de 2015 a 9 de Abril de 2016). Obtiveram 1.25.11 (Batalha, 27 Fev.) e 1.27.51 (Rio Maior, 9 Abr.) respetivamente.

Em contrapartida, Inês Reis (Penta Clube da Covilhã) não foi selecionada para a prova de 10 km sub-20 femininos (marca ref.ª, 51.30), tendo conseguido 51.21 este ano no grande prémio de Rio Maior. Esta exclusão, a dever-se ao facto da atleta ser ainda sub-18, não deveria acontecer já que o regulamento internacional o permite (em Taicang-2014 participaram 8 atletas dessa categoria) e os critérios da FPA nada referem explicitamente.

A possibilidade de classificação coletiva para Portugal fica assim confinada às provas de 20 km, com 3 masculinos, o número mínimo de atletas necessário à chegada, e 5 femininos, o máximo permitido na partida.

Nas senhoras, os resultados de Roma (a não existir alteração nos critérios federativos) decidirão a 3.ª vaga para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, depois da pré-seleção de Ana Cabecinha e Inês Henriques.