quarta-feira, 27 de abril de 2016

Roma – Campeonato Mundial de Nações

Anna Rita Sidoti e o logótipo do evento.
Foto: organização local
O centro histórico de Roma vai acolher, nos dias 7 e 8 do próximo mês de maio, a vigésima sétima edição do Campeonato Mundial de Nações de Marcha Atlética (antes com a designação de Taça do Mundo), uma organização da Federação Internacional de Atletismo (IAAF) e da Federação Italiana de Atletismo (FIDAL) tendo vindo a público, recentemente, o primeiro Boletim [aqui] sobre a competição.

Pela quarta vez a Itália recebe a competição, depois de Varese (1963), Pescara (1965) e Turim (2002), agora com uma designação mais assertiva e direcionada, essencialmente, para a vertente coletiva, com o reforço de prémios monetários a atribuir às primeiras equipas, de que a seleção portuguesa, com um forte conjunto feminino, com Ana Cabecinha, Inês Henriques, Vera Santos, Susana Feitor e Daniela Cardoso, poderá vir a beneficiar.

O programa de competições iniciar-se-á no sábado (7), com a realização das provas de 10 km para o escalão de juniores, disputadas num circuito de um quilómetro, elas pelas 09:30 horas, eles pelas 10:35 horas. Pela tarde serão realizadas as provas de 20 km, o setor masculino às 16:30 horas, e o setor feminino às 18:15 horas. No domingo será dado o tiro de partida, pelas 09:00 horas, para os participantes na prova de 50 km masculinos. Em todas as provas de seniores o percurso será traçado num circuito de dois quilómetros.

O evento, pela competitividade que lhe está associada, e principalmente na prova de 50 km, a última grande competição antes do Rio de Janeiro, em agosto, constituirá uma oportunidade de ouro para os atletas que ambicionam alcançar os mínimos olímpicos.

O Delegado da Organização é o mexicano Cesar Moreno Bravo e o Delegado Técnico é o italiano Maurizio Damilano (presidente do Comité de Marcha da IAAF). O Júri de Apelo será constituído por Du Zhaocai (membro do Conselho da IAAF e Secretário-Geral da Federação de Atletismo da China), Robert Korzeniowski (multi-campeão olímpico nos 20 e 50 km marcha, membro do Comité de Marcha da IAAF) e Peter Marlow (membro do Comité de Marcha da IAAF).

9 Juízes do Painel Internacional de Marcha da IAAF assegurarão o ajuizamento das provas, nesta edição com a novidade da inclusão, nas provas de juniores, do sistema do “Pit Lane”, uma paragem de 120 segundos, numa zona do circuito previamente delimitada, para os atletas que acumulem três faltas ou três notas de desclassificação.

Na parte gráfica do logótipo (acima) dos Campeonatos Mundiais de Nações pode-se ver dois elementos essenciais, um o célebre Coliseu, símbolo da Cidade Eterna, e o outro elemento, o da silhueta da marchadora Anna Rita Sidoti (na foto), campeã mundial de 1997, em Atenas, e prematuramente desaparecida em 2015, com 45 anos de idade. Será homenageada postumamente aquando da cerimónia de premiação dos 20 km femininos.