segunda-feira, 19 de outubro de 2015

IAAF organizou seminário para delegados técnicos de competições «fora do estádio»

Os participantes no seminário no Mónaco.
Fotos: O Marchador e fb de Yukio Seki
A Associação Internacional de Federações de Atletismo organizou, em conjunto com a Associação Europeia de Atletismo, no passado fim-de-semana (17/18 Out.), um seminário destinado a delegados técnicos de competições «fora do estádio», como sejam, de estrada, corta-mato, marcha e montanha, utilizando para o efeito, e pela primeira vez, as instalações da sua nova sede (inaugurada em Maio passado) no Principado do Mónaco.

O seminário, em 2.ª edição depois do realizado em Londres-2013, visou a formação de um painel específico e contou com a presença de quase 40 participantes de cerca de 30 países, versando temas diversos relacionados com o desempenho da função de Delegado Técnico, tendo sido concluído com debates de tópicos em grupos e apresentação de conclusões.

O canadiano Paul Hardy, que desde 2007 é Director de Competições da IAAF, conduziu os trabalhos do seminário contando com um painel de oradores em áreas específicas constituído pelo português Carlos Cardoso, no corta-mato, pelo italiano Maurizio Damilano e pelo espanhol Luis Saladie, na marcha, e pelo inglês David Bedford, na estrada. A área da montanha foi abordada pelo húngaro Ede Rutkovskzky. Intervieram ainda na apresentação de temas, David Katz (USA-IAAF), Carlo De Angeli (ITA-IAAF), Pierre-Yves Garnier (FRA-IAAF) entre outros. David Okeyo (KEN) membro do Conselho da IAAF integrou os trabalhos.

Entre os participantes, e a convite da IAAF, contava-se o português Luís Dias, ex-treinador nacional de marcha e que desempenhou funções de delegado técnico em competições da AE e IAAF.