sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Grande Prémio de Guadix soma 30 edições no próximo domingo

O cartaz e a apresentação do evento.
Fotos: Cartaz e andaluciainformacion.es
Montagem: O Marchador
Domingo próximo, dia 1 de Novembro, disputa-se na cidade de Guadix o 30.º grande prémio de marcha e ainda 11.º memorial Manuel Alcalde, figura incontornável da marcha espanhola como atleta e treinador, que faleceu em Abril de 2004. O evento organizado pela Juventud Atlética Guadix (clube fundado em 2002 pelo próprio «Manolo») e pelo departamento de desporto da Câmara Municipal de Guadix constitui igualmente oportunidade para se disputar a Taça da Andaluzia de Marcha, sob a égide da federação local.

Num novo circuito de 1 km traçado na avenida Medina Olmos evoluirão cerca de 200 marchadores de várias idades, com as principais provas de 5 km absolutos e veteranos, masculinos e femininos, a terem lugar quando forem 13 horas. Antes disso será a vez dos mais jovens de diferentes idades, com o programa a iniciar-se às 11.30 horas.

São vários os marchadores internacionais espanhóis presentes, como Luis Alberto Amezcua, Pablo Oliva, Manuel Bermúdez, Luis Manuel Corchete, Iván Pajuelo, José Manuel Pérez, María Pérez, Amanda Cano e Irene Vázquez. Do estrangeiro, referências para a ucraniana Inna Kashyna e para a júnior brasileira Carolina Moreno.

A edição de 2014, disputada no início do mês de Dezembro, teve como destacados vencedores, Luis Alberto Amezcua, com 19.39, e Raquel González, com 21.33, salientando-se ainda o desempenho tido por Beatriz Pascual, segunda classificada com 21.40.

A anteceder o programa competitivo, realizam-se «workshops» técnicos para atletas e treinadores, sexta-feira e sábado.

A lista «provisória» de atletas inscritos divulgada pela AEMA pode ser consultada aqui.

Fontes: RFEA/AEMA